O movimento pela reabertura do Pronto Socorro do Jayme no modelo de porta-aberta 24h, vem ganhando força e adesão na Serra. Na sessão ordinária da última segunda-feira (27) em uma demonstração de união que há muito não se via, todos os vereadores da Serra fizeram uma investida junto ao Governo do Estado do Espírito Santo para que a questão seja levada a cabo pelo governador Renato Casagrande.
Um documento, que tem como base a cobertura jornalística do Jornal Tempo Novo, foi elaborado e assinado pelos 23 parlamentares. Nele, os vereadores reforçam os dados apresentados pelas reportagens do Tempo Novo e afirmam que a reabertura do Pronto Socorro do Jayme vai ajudar a desafogar as UPA’s da Serra, que desde então apresentam índices de superlotação mais constantes. A Câmara em caráter de ato oficial e institucional irá destinar o documento de forma que chegue as mãos de Casagrande, e por meio dele, espera-se que o Governo possa dar uma resposta objetiva a respeito do tema.
O Pronto Socorro do Jayme Santo Neves foi inaugurado em 2013 junto com o hospital; ele foi pensado como uma unidade de porta aberta, de funcionamento 24h. De 2013 a 2020 foram 550 mil atendimentos. Com a ocorrência da pandemia, recaiu no Jayme a heróica função de se tornar a unidade hospitalar de referência. Missão da qual o hospital efetivamente cumpriu, não só em termos do Espírito Santo, mas também recebendo reconhecimento nacional.
Esperava-se que com o controle epidemiológico da doença e a progressiva desmobilização do hospital no tratamento de covid-19, o Pronto-Socorro de porteira-aberta 24h fosse retomado. Medida que para a surpresa de muitos moradores da Serra, não ocorreu. Desde então, as UPA’s tem sido as únicas a admitirem pacientes que buscam atendimento de urgência e emergência. Além disso, parte do público de outras cidades que tinham o Jayme como referência para OS, passou a utilizar as UPA’s da Serra, que são bancadas pela Prefeitura. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, somente em janeiro, 17% dos atendimentos na UPA de Castelândia, por exemplo, foram de moradores de fora da Serra.
Quem puxou o ofício para que os demais vereadores pudessem assinar e encaminhar ao governador, foi o parlamentar Cléber Serrinha. A primeira secretária da Mesa, Elcimara Loureiro leu o documento em plenário, e de imediato foi aderido por todos os vereadores. A Reportagem do Tempo Novo já demandou o Governo do Estado sobre a possibilidade de reabertura do local para atendimento aberto; o Governo sinalizou negativamente. Vale lembrar que tanto o Jayme como o Dório Silva não tem mais Pronto Socorro de porta aberta, ou seja, a maior cidade do Espírito Santo não tem hospital estadual aberto ao público.
A ação contra transporte clandestino ocorreu na Serra Sede na última sexta-feira (22) e além de flagrar infrações, também removeu…
O engenheiro João Calixto foi nomeado como diretor de infraestrutura e operações Sesc, na foto ao lado de Luiz Toniato,…
O Governo do Estado anunciou abono de R$ 1.000 para servidores e R$ 3.800 para professores. Crédito: Divulgação O governador…
Os irmãos Sérgio e Leonardo de Castro, junto ao governador Renato Casagrande e ao prefeito Sergio Vidigal. Crédito: Samuel Chahoud.…
A Mostra Cultural Baile de Favela acontece de segunda-feira (25) a sexta-feira (29) e entre as atrações está o DJ…