Embora o Calendário Eleitoral tenha limitado a janela partidária ao dia 01 de abril, mesmo prazo para que estejam filiados todos os que pretendem disputar a eleição em outubro, as negociações seguem firme nos bastidores políticos do Estado. É possível esticar as movimentações até o dia 17 de abril e enviar as listas de novos filiados para a Justiça Federal com data retroativa.
De acordo com o Calendário Eleitoral divulgado pela Justiça Eleitoral, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 02 de outubro. Os brasileiros vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.
Na Câmara da Serra, embora vereadores não tenham janela para troca de partido, três parlamentares mudaram de legenda e devem disputar as eleições no dia 02 de outubro: Igor Elson trocou o Podemos pelo PL, Rodrigo Caldeira saiu do PRTB e foi para o PSDB, e Wellington Alemão saiu do antigo DEM, atual União Brasil, passando para o PSC.
Com isso, algumas bancadas encolheram, como o Podemos e outras cresceram, como o PL e o PSDB; assim distribuídos:
PDT: Cleber Serrinha, Paulinho do Churrasquinho e William da Elétrica.
PL: Igor Elson, Jefinho do Balneário e William Miranda.
PSDB: Gilmar Dadalto, Fred e Rodrigo Caldeira.
PSB: Adriano Galinhão e Professor Rurdiney.
Rede: Ericson Duarte e Raphaela Moraes.
PP: Elcimara Loureiro e Teilton Valim.
Patriota: Saulinho da Academia e Pablo Muribeca.
Podemos: Anderson Muniz.
PMN: Professor Alex Bulhões.
Solidariedade: Professor Artur Costa.
Republicanos: Rodrigo Caçulo.
Pros: Sergio Peixoto.
PSC: Wellington Alemão.