Esse texto é escrito pela repórter de política do TEMPO NOVO, Maria Nascimento. A coluna 'O Nó da Gravata' é atualizada com novos textos todas as sextas-feiras.
Vereadores descartáveis
A Prefeitura da Serra vai licitar nos próximos dias uma Parceria Público-Privada na área do lixo. O valor é colossal: são R$ 2.5 bilhões pelos próximos 30 anos. Mas a Câmara da Serra sequer vai poder emitir opinião a respeito do assunto, já que em 2017 foi aprovado pelos próprios vereadores um projeto de lei que permite o poder Executivo municipal de firmar PPPs por meio de decreto. Inclusive, na própria audiência pública que detalhou a PPP do Lixo, estiveram presentes menos de meia dúzia de parlamentares.
O pecado de Galileu
Agora, para o que não presta, parece que alguns parlamentares despendem grande atenção. Uma confusão danada está estabelecida na Câmara por conta de postagens de áudio em um grupo de Whatsapp do meio político. Uma pessoa desconhecida está simulando uma voz ‘tenebrosa e sarcástica’, em que são narrados supostos casos de teor sexual que estariam acontecendo na Casa de Leis. Apesar das suspeitas de quem seja o autor dos áudios, o mesmo ainda não foi desmascarado. Mas não dá para negar que ele sabe de muita coisa e as suas revelações têm deixado alguns vereadores bastante preocupados. Um nome falso de ‘Raphaella Galileu’ tem sido usado pelo(a) autor(a) dos áudios.
Teste para candidatos
Nessa semana, o bairro escolhido para as andanças do prefeito Audifax Barcelos (Rede) e seu secretariado foi André Caloni. O objetivo é se aproximar da população, colher demandas e fiscalizar obras. Dessa vez, o secretário de Defesa Social, Nylton Rodrigues, esteve presente. Nylton tenta cavar seu espaço na sucessão política do prefeito.
Também tô na fita
Também buscando seu lugar ao sol, está o deputado estadual Alexandre Xambinho (Rede). O jovem político recebeu Audifax em seu gabinete durante esta semana. Ele também briga pela ponta da sucessão na Serra.
Troca de inquilinos
Parece que o PP pode sair da base política de Audifax. Isso porque o presidente estadual do partido, Marcus Vicente, ofereceu o PP da Serra de bandeja para o deputado Renzo Vasconcelos (PP). E Renzo quer tirar o ex-deputado Jamir Malini e subir um aliado seu para a presidência da sigla. Acontece que informações de bastidores dão conta de que esse nome também teria muita proximidade com o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT).
Sentiu firmeza?
Esta semana foi nomeado o novo secretário municipal da Fazenda. Trata-se de Pedro Firme, nome muito próximo de Audifax e que há muito exerce grande influência no time do prefeito.
Audifax na cola do Casa
Em março haverá nova eleição para a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes). Segundo fontes de bastidores, o prefeito Audifax estaria disposto a fazer oposição a uma possível chapa articulada pelo Palácio Anchieta.
Novatos
Na última quinta-feira (14), o Partido Novo reuniu membros e simpatizantes no restaurante Serra Grande. A turma está animada com o crescimento da sigla em nível nacional e quer fazer bonito na eleição de 2020 na Serra. Estiveram presentes vários jovens, como Wesley Vieira dos Santos – um dos articuladores do partido na Serra -, e representantes do setor produtivo, como o empresário Wylson Zon.
Picada de cobra em carioca
Na última quarta-feira (13), o Serra venceu o Remo pela Copa do Brasil e agora vai enfrentar o Vasco da Gama no próximo dia 20, no Kleber Andrade. Curioso é que em 2019 faz exatos 20 anos de um dos momentos mais gloriosos do clube: quando o Cobra Coral venceu o Fluminense no Maracanã pelo Brasileirão da Série C e subiu para a Série B. Na época, o presidente do time serrano era Claúdio Mello; hoje, quem dirige o Serra é João Piol.