smobile

Mestre Álvaro
Yuri Scardini é autor do livro 'Serra: a história de uma cidade' e escreve sobre política e economia

Vereadores eleitos da Serra destacam estabilidade política e declaram voto em Saulinho para presidente da Câmara

Com informações apuradas pela jornalista Mari Nascimento.

Vereadores eleitos
Grupo dos 16 vereadores estão fechados e deve reconduzir Saulinho a presidência. Crédito: divulgação.

Se não houver desistências ou traições, o vereador Saulinho da Academia (PDT) deve ser reeleito presidente da Câmara da Serra. Até o momento, 15 dos 23 vereadores eleitos declararam publicamente apoio à chapa liderada por Saulinho, que comandará a Mesa Diretora no primeiro biênio da próxima legislatura (2025 – 2026).

A coluna ouviu os 15 vereadores eleitos que também compõem a base governista do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT), o qual, nos bastidores, manifestou apoio à recondução de Saulinho à presidência da Câmara. O nome de Saulinho foi inicialmente validado dentro do PDT, partido que elegeu a maior bancada, com cinco vereadores.

Segundo lideranças partidárias, Saulinho se destacou por ter conseguido equilibrar a governabilidade do atual prefeito Sergio Vidigal (PDT) e manter uma atuação democrática na Câmara. Esse equilíbrio permitiu a construção de um ambiente político harmônico, um contraste com os últimos 10 anos do Legislativo Serrano, período marcado por crises e instabilidades de diversas ordens.

Há um movimento de união e de consenso do PDT para a recondução do Saulinho à presidência da Câmara, visto que a gestão do partido entende que houve harmonia entre a Câmara e o Executivo nos últimos dois anos, o que viabiliza a natural reeleição do Saulinho”, disse o vereador eleito pelo PDT, Renato Ribeiro.

Os demais correligionários do PDT seguiram a mesma linha. Teilton Valim declarou: “Saulinho tem meu voto e meu apoio na construção dessa reeleição. Ele fez um excelente mandato. Posso destacar três melhorias importantes: inclusão do intérprete de Libras, Câmara sem papel e Procon. Além disso, ele sempre foi extremamente respeitoso com os vereadores”.

Paulinho do Churrasquinho (PDT) reforçou: “Estamos fechados por um projeto de cidade e partidário. Vamos nos unir para ajudar a Serra neste momento de renovação”. Marlon Fred (PDT), por sua vez, afirmou: “Saulinho fez uma gestão inovadora e um bom mandato. É do meu partido, é um cara de palavra, cumpriu comigo até hoje e é parceiro da gestão”.

Dos partidos que apoiaram Weverson Meireles desde o primeiro turno, os vereadores do MDB, União Brasil e Rede também confirmaram apoio a Saulinho. Cleber Serrinha (MDB) declarou: “Eu vou apoiar Saulinho”. O colega de partido, Cabo Rodrigues, acrescentou: “O vereador Saulinho da Academia tem meu apoio, pois soube conduzir com sabedoria a presidência da Câmara, respeitando cada parlamentar, seja da base ou aliado. Além disso, trouxe avanços como o Procon e o intérprete de Libras, ampliando as formas de comunicação”.

Wellington Alemão, do Rede, resumiu: “Pode confirmar [meu voto em Saulinho], pois ele tem o apoio do Executivo”. Já William Miranda, do União Brasil, destacou: “Meu apoio ao Saulinho vem desde o início, desde 2021, quando começamos a conversar sobre a parceria. O trabalho incansável que ele fez na Câmara, com progressos como o Procon, a tradução em braille nas sessões e outros avanços, mostra seu compromisso. Ele é leal, aberto ao diálogo e sempre busca consenso com os colegas. Vale a pena continuar com seu trabalho”.

Entretanto, o Podemos, partido da base de Weverson, ainda não declarou apoio unificado. Presidido na Serra pelo deputado Alexandre Xambinho, o partido elegeu três vereadores: Jefinho do Balneário, Henrique Lima e George Guanabara. Até o momento, apenas George Guanabara declarou apoio a Saulinho.

Confirmo meu apoio ao Saulinho. Vamos trabalhar alinhados com a gestão do novo prefeito Weverson, a partir de janeiro de 2025. Saulinho faz um excelente trabalho à frente da Câmara Municipal da Serra. Vou destacar iniciativas como o intérprete de Libras e o Procon”, disse Guanabara.

Além do Podemos, que demonstra divisões quanto à eleição da Câmara, o PSB, partido que apoiou Weverson desde o início, também não deve seguir a orientação do PDT. O vereador reeleito Professor Rurdiney, do PSB, não integra o bloco de apoio à reeleição de Saulinho, apesar de, até o momento, ser considerado um governista.

Entre os vereadores que se juntaram à campanha de Weverson Meireles a partir do segundo turno, PP e PSDB já declararam apoio à reeleição de Saulinho da Academia. “Confirmo meu apoio à reeleição de Saulinho, considerando os avanços que a Câmara teve nos últimos dois anos”, afirmou a vereadora eleita Andréa Duarte (PP).

A vereadora reeleita Raphaela Moraes (PP) também justificou seu apoio: “Nosso apoio ao Saulinho se dá por entender que a Câmara da Serra avançou nos últimos dois anos, especialmente em temas que sempre defendi, como transparência, livre participação da imprensa, e a criação do Procon Municipal, que permitiram maior interação com a comunidade. Além disso, houve a ampliação dos mecanismos de debate e diálogo com a população sobre temas importantes, como o Orçamento Municipal e o PDM, entre outros”.

Entre os tucanos, o vereador eleito Rafael Estrela do Mar, que esteve com Weverson desde o primeiro turno, mesmo quando o PSDB decidiu apoiar Audifax Barcelos (PP), também optou por seguir a orientação do PDT e apoiar Saulinho.

Minha decisão é baseada no excelente trabalho que ele vem realizando. Saulinho tem se destacado por sua transparência na gestão da Câmara Municipal e pelo compromisso com a inclusão, especialmente com ações voltadas à comunidade autista. Além disso, ele foi pioneiro ao implementar o primeiro PROCON em uma Câmara Municipal do Espírito Santo, algo que admiro muito e que está alinhado com as minhas principais pautas, já que também tive a oportunidade de atuar nessa área. Tenho certeza de que sua liderança continuará trazendo avanços importantes para a Câmara Municipal. da Serra“, disse Estrela do Mar.

O outro eleito pelo PSDB, Leandro Ferraço, confirmou que votará em Saulinho: “Sim, tem nosso total apoio. Estou fechado com Saulinho”, disse Ferraço. O vereador Stefano Andrade, filiado ao PV, partido federado nacionalmente com o PT, também optou por estar com Saulinho. “Apoio confirmado”, resumiu.

+ Acidente na Arcelor expõe desafio maior: gestão de uma mineradora e uma siderúrgica dentro de área urbana

Entre os vereadores eleitos pelo palanque de oposição, tanto no 1º quanto no 2º turno, o vereador Antonio C&A declarou seu apoio a Saulinho da Academia e afirmou que pretende fazer um mandato participativo com o prefeito eleito Weverson Meireles. Em um longo posicionamento, C&A explicou sua decisão:

Tenho grande respeito pelas pessoas, e me foi apresentado um projeto sólido para os dois anos de condução da Casa. Política é coisa séria. Estou aqui representando uma cidade com mais de meio milhão de habitantes e preciso pensar no que é melhor para ela. Demorei 20 anos para conquistar este mandato, e é minha responsabilidade tomar decisões que beneficiem o povo. Moro em Jacaraípe desde 1989, um bairro que, assim como Nova Almeida, Manguinhos e Bicanga, nunca elegeu um vereador. Essas comunidades precisam de atenção, e estou aqui para representá-las da melhor forma possível.

Este é o projeto do prefeito eleito, democraticamente escolhido pelo povo, e a quem irei fiscalizar e cobrar com responsabilidade, exercendo meu papel previsto na Constituição Federal. Isso inclui colaborar com o Executivo, viabilizando recursos do governo federal para áreas importantes, como proteção animal, meio ambiente e assistência às pessoas com deficiência, entre outras pautas essenciais.

Recebi muitos feedbacks positivos sobre Saulinho, vindos de pessoas de caráter ilibado e com credibilidade, o que reforçou minha decisão. A campanha acabou, e agora é hora de trabalhar. Estou aqui para construir pontes, não muros. As conversas que tive foram positivas, incluindo projetos como a Escola Legislativa e iniciativas para levar o gabinete às salas de aula.

Continuarei fiel aos meus princípios e agirei com muita responsabilidade, focando no desenvolvimento da cidade, especialmente da minha região”, concluiu.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Guindaste tomba durante operação na área da Vale

Um guindaste tombou enquanto era utilizado em uma operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão, em Vitória, na tarde desta quarta-feira...

Cheiro Moreno será uma das atrações da Expocapixaba

A banda Cheiro Moreno promete agitar o público na Expocapixaba, evento que acontece no Parque da Cidade, em Laranjeiras, neste fim de semana. A...

Comediante Flávio Andradde se apresenta na Serra em show com ingressos esgotados

Nesta sexta-feira (24), o Pocar Comedy Night recebe o comediante Flávio Andradde: "O Tabacudo", às 21h, com o show "Jogando Conversa Fora". Conhecido por seu...

Viminas abre 33 vagas de emprego para todos os níveis e contratação imediata na Serra

A Viminas Vidros Especiais, uma das principais indústrias de vidros no Espírito Santo, está com uma força-tarefa de recrutamento em sua unidade no Civit...

Homens armados roubam carro com idosa na Serra

Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um carro no bairro André Carloni, na Serra. Dentro do veículo estavam um homem e mãe dele,...

Comunicados – 22/01/2025

publicidade legal - 22-01-2025Baixar

Pablo Muribeca já soma R$ 520 mil em condenações por fake news e irregularidades eleitorais

A eleição de 2024 ainda está longe de terminar para o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos). Até o momento, o então candidato a prefeito...

Conheça os parasitas de pele mais frequentes nos felinos

Os ectoparasitas mais comuns em gatos são aqueles que vivem na pele ou no pelo, causando desconforto, coceira e, em alguns casos, problemas de...

Arena de Verão, em Vitória, terá shows com Biquini, Tatau e Falamansa neste fim de semana

Neste final de semana, vai ter show de graça da banda Biquini, Tatau e Falamansa na programação da Arena de Verão, em Jardim Camburi,...