Se não houver desistências ou traições, o vereador Saulinho da Academia (PDT) deve ser reeleito presidente da Câmara da Serra. Até o momento, 15 dos 23 vereadores eleitos declararam publicamente apoio à chapa liderada por Saulinho, que comandará a Mesa Diretora no primeiro biênio da próxima legislatura (2025 – 2026).
A coluna ouviu os 15 vereadores eleitos que também compõem a base governista do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT), o qual, nos bastidores, manifestou apoio à recondução de Saulinho à presidência da Câmara. O nome de Saulinho foi inicialmente validado dentro do PDT, partido que elegeu a maior bancada, com cinco vereadores.
Segundo lideranças partidárias, Saulinho se destacou por ter conseguido equilibrar a governabilidade do atual prefeito Sergio Vidigal (PDT) e manter uma atuação democrática na Câmara. Esse equilíbrio permitiu a construção de um ambiente político harmônico, um contraste com os últimos 10 anos do Legislativo Serrano, período marcado por crises e instabilidades de diversas ordens.
“Há um movimento de união e de consenso do PDT para a recondução do Saulinho à presidência da Câmara, visto que a gestão do partido entende que houve harmonia entre a Câmara e o Executivo nos últimos dois anos, o que viabiliza a natural reeleição do Saulinho”, disse o vereador eleito pelo PDT, Renato Ribeiro.
Os demais correligionários do PDT seguiram a mesma linha. Teilton Valim declarou: “Saulinho tem meu voto e meu apoio na construção dessa reeleição. Ele fez um excelente mandato. Posso destacar três melhorias importantes: inclusão do intérprete de Libras, Câmara sem papel e Procon. Além disso, ele sempre foi extremamente respeitoso com os vereadores”.
Paulinho do Churrasquinho (PDT) reforçou: “Estamos fechados por um projeto de cidade e partidário. Vamos nos unir para ajudar a Serra neste momento de renovação”. Marlon Fred (PDT), por sua vez, afirmou: “Saulinho fez uma gestão inovadora e um bom mandato. É do meu partido, é um cara de palavra, cumpriu comigo até hoje e é parceiro da gestão”.
Dos partidos que apoiaram Weverson Meireles desde o primeiro turno, os vereadores do MDB, União Brasil e Rede também confirmaram apoio a Saulinho. Cleber Serrinha (MDB) declarou: “Eu vou apoiar Saulinho”. O colega de partido, Cabo Rodrigues, acrescentou: “O vereador Saulinho da Academia tem meu apoio, pois soube conduzir com sabedoria a presidência da Câmara, respeitando cada parlamentar, seja da base ou aliado. Além disso, trouxe avanços como o Procon e o intérprete de Libras, ampliando as formas de comunicação”.
Wellington Alemão, do Rede, resumiu: “Pode confirmar [meu voto em Saulinho], pois ele tem o apoio do Executivo”. Já William Miranda, do União Brasil, destacou: “Meu apoio ao Saulinho vem desde o início, desde 2021, quando começamos a conversar sobre a parceria. O trabalho incansável que ele fez na Câmara, com progressos como o Procon, a tradução em braille nas sessões e outros avanços, mostra seu compromisso. Ele é leal, aberto ao diálogo e sempre busca consenso com os colegas. Vale a pena continuar com seu trabalho”.
Entretanto, o Podemos, partido da base de Weverson, ainda não declarou apoio unificado. Presidido na Serra pelo deputado Alexandre Xambinho, o partido elegeu três vereadores: Jefinho do Balneário, Henrique Lima e George Guanabara. Até o momento, apenas George Guanabara declarou apoio a Saulinho.
“Confirmo meu apoio ao Saulinho. Vamos trabalhar alinhados com a gestão do novo prefeito Weverson, a partir de janeiro de 2025. Saulinho faz um excelente trabalho à frente da Câmara Municipal da Serra. Vou destacar iniciativas como o intérprete de Libras e o Procon”, disse Guanabara.
Além do Podemos, que demonstra divisões quanto à eleição da Câmara, o PSB, partido que apoiou Weverson desde o início, também não deve seguir a orientação do PDT. O vereador reeleito Professor Rurdiney, do PSB, não integra o bloco de apoio à reeleição de Saulinho, apesar de, até o momento, ser considerado um governista.
Entre os vereadores que se juntaram à campanha de Weverson Meireles a partir do segundo turno, PP e PSDB já declararam apoio à reeleição de Saulinho da Academia. “Confirmo meu apoio à reeleição de Saulinho, considerando os avanços que a Câmara teve nos últimos dois anos”, afirmou a vereadora eleita Andréa Duarte (PP).
A vereadora reeleita Raphaela Moraes (PP) também justificou seu apoio: “Nosso apoio ao Saulinho se dá por entender que a Câmara da Serra avançou nos últimos dois anos, especialmente em temas que sempre defendi, como transparência, livre participação da imprensa, e a criação do Procon Municipal, que permitiram maior interação com a comunidade. Além disso, houve a ampliação dos mecanismos de debate e diálogo com a população sobre temas importantes, como o Orçamento Municipal e o PDM, entre outros”.
Entre os tucanos, o vereador eleito Rafael Estrela do Mar, que esteve com Weverson desde o primeiro turno, mesmo quando o PSDB decidiu apoiar Audifax Barcelos (PP), também optou por seguir a orientação do PDT e apoiar Saulinho.
“Minha decisão é baseada no excelente trabalho que ele vem realizando. Saulinho tem se destacado por sua transparência na gestão da Câmara Municipal e pelo compromisso com a inclusão, especialmente com ações voltadas à comunidade autista. Além disso, ele foi pioneiro ao implementar o primeiro PROCON em uma Câmara Municipal do Espírito Santo, algo que admiro muito e que está alinhado com as minhas principais pautas, já que também tive a oportunidade de atuar nessa área. Tenho certeza de que sua liderança continuará trazendo avanços importantes para a Câmara Municipal. da Serra“, disse Estrela do Mar.
O outro eleito pelo PSDB, Leandro Ferraço, confirmou que votará em Saulinho: “Sim, tem nosso total apoio. Estou fechado com Saulinho”, disse Ferraço. O vereador Stefano Andrade, filiado ao PV, partido federado nacionalmente com o PT, também optou por estar com Saulinho. “Apoio confirmado”, resumiu.
Entre os vereadores eleitos pelo palanque de oposição, tanto no 1º quanto no 2º turno, o vereador Antonio C&A declarou seu apoio a Saulinho da Academia e afirmou que pretende fazer um mandato participativo com o prefeito eleito Weverson Meireles. Em um longo posicionamento, C&A explicou sua decisão:
“Tenho grande respeito pelas pessoas, e me foi apresentado um projeto sólido para os dois anos de condução da Casa. Política é coisa séria. Estou aqui representando uma cidade com mais de meio milhão de habitantes e preciso pensar no que é melhor para ela. Demorei 20 anos para conquistar este mandato, e é minha responsabilidade tomar decisões que beneficiem o povo. Moro em Jacaraípe desde 1989, um bairro que, assim como Nova Almeida, Manguinhos e Bicanga, nunca elegeu um vereador. Essas comunidades precisam de atenção, e estou aqui para representá-las da melhor forma possível.
Este é o projeto do prefeito eleito, democraticamente escolhido pelo povo, e a quem irei fiscalizar e cobrar com responsabilidade, exercendo meu papel previsto na Constituição Federal. Isso inclui colaborar com o Executivo, viabilizando recursos do governo federal para áreas importantes, como proteção animal, meio ambiente e assistência às pessoas com deficiência, entre outras pautas essenciais.
Recebi muitos feedbacks positivos sobre Saulinho, vindos de pessoas de caráter ilibado e com credibilidade, o que reforçou minha decisão. A campanha acabou, e agora é hora de trabalhar. Estou aqui para construir pontes, não muros. As conversas que tive foram positivas, incluindo projetos como a Escola Legislativa e iniciativas para levar o gabinete às salas de aula.
Continuarei fiel aos meus princípios e agirei com muita responsabilidade, focando no desenvolvimento da cidade, especialmente da minha região”, concluiu.
publicidade legal - 19-11-2024 - 2ª ediçãoBaixar
Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal,l podendo gerar efeitos…
A Vale abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale abriu novas…
Tem cardápio especial para os boêmios em diversos bares da Serra, destaque especial para o Bar do Mineiro, em Jacaraípe.…
O Governo do Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700. Crédito: Divulgação…
No dia da Consciência da Negra, as Ruínas do Queimado, simbolizam a maior revolta de escravos do Espírito Santo e…