Categories: Política

Vereadores iniciam os trabalhos da CPI da Poluição do Ar

A Presidente Neidia, Nacib, e Davi concordam com a importância da investigação em torno da saúde e meio ambiente. Foto: Arquivo TN

Por Anderson Soares 

Já estão em andamento os trabalhos iniciais da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Poluição do Ar na Câmara Municipal da Serra.

Os vereadores representantes de partidos se reuniram na manhã desta quinta-feira (26) para tratar do rumo da CPI. A iniciativa vai priorizar a investigação da participação das empresas ArcelorMittal e Vale, mas também poderá estar avaliando outras empresas e fontes de emissão de poluentes.

Um dos primeiros pontos que foram discutidos pelos vereadores durante a reunião foi sobre a mudança do regimento interno para assegurar um prazo de duração para a CPI de até 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90, com o objetivo discutir melhor o tema com lideranças de bairros, representantes da Saúde e pesquisadores. Essa adequação será votada na sessão da próxima segunda- feira.

Já na terça-feira (31), os vereadores fazem nova reunião de trabalho para definir componentes da CPI, que terá cinco membros, além do cronograma de trabalhos.

O autor do requerimento de abertura da CPI, Nacib Haddad (PDT), disse que não teve dificuldades para colher as oito assinaturas necessárias. Ele conta que percebeu a adesão rápida de todos os colegas. “O fato da Assembléia Legislativa ter criado a CPI do Pó Preto acabou estimulando as Câmaras da Serra e Vitória”, apontou.

Outros pedetistas Auredir Pimentel e David Duarte também se posicionaram sobre o assunto. “Essa CPI da poluição vai permitir discutir a participação também de empresas que trabalham com a extração de pedras no Mestre Álvaro”, afirmou Davi.

Já Auredir, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, disse que aumentar o prazo da CPI vai assegurar um trabalho aprofundado.

A presidenta da Câmara, Neidia Maura Pimentel (Sem partido), destaca que a CPI da poluição do ar vai discutir com a população de bairros mais próximos das siderúrgicas. “Vai ser uma oportunidade da Serra refletir sobre os problemas na saúde, na qualidade de vida, no meio ambiente e buscar soluções”, concluiu Neidia.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Comunicado – 05/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 05-11-2024Baixar

4 horas atrás

Opinião | Projeto moderniza eleição na Câmara da Serra e evita “sessão de horrores” como a de 2017

Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…

4 horas atrás

Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717

O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…

4 horas atrás

Dez horas de muito forró em Jacaraípe com os paulistas do grupo Balaio e convidados

Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…

4 horas atrás

Nova Orla de Jacaraípe será entregue no verão: praia terá mirante, parques e academias

A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…

5 horas atrás

Raimundos traz turnê de 30 anos de carreira a Vitória em dezembro

Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…

5 horas atrás