Vereadores querem auditoria em contrato da Serra Ambiental | Portal Tempo Novo

Serra, 14 de dezembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 20 de Abril de 2018 às 9:58

Vereadores querem auditoria em contrato da Serra Ambiental


Conceição Nascimento

Insatisfeitos com os resultados apresentados na área de esgotamento sanitário, vereadores da Serra querem uma auditoria independente no contrato firmado entre a Cesan e a concessionária Serra Ambiental, que desde 2015 é a responsável pela coleta e tratamento de esgoto no município. Foi o que fico decidido na última quinta-feira (19), em audiência pública na Câmara da Serra.

“Vamos pedir uma auditoria no contrato do Serra Ambiental, queremos responder a população sobre o mau serviço prestado, entupimento na rede de esgoto, lançamento de esgoto in natura nos mananciais e o povo pagando um absurdo”, apontou o vereador Aécio Leite, proponente do evento.

Aécio disse ainda que vai articular um grupo de trabalho com vereadores da Grande Vitória e propor uma taxa universal para os moradores dos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra. “Vamos fazer uma reunião com os vereadores da Grande Vitória para discutir a questão de uma taxa universal, essa discussão vai se estender ao governador, que será questionado sobre uma lei de 2016, que trata da cobrança da taxa de esgoto a partir do recolhimento, e não após o tratamento. Estamos preocupados com o tratamento do esgoto”, completa Aécio.

Em 2016 a Câmara instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que tinha por objetivo avaliar o trabalho prestado pelo Serra Ambiental. Na ocasião foi constatado irregularidades como cobrança indevida da taxa de esgoto e lançamento irregular de esgoto.

Na semana passada, o Conselho de Meio Ambiente da Serra (Condemas) votou por unanimidade pela manutenção de 6 multas à empresa. No total de R$ 360 mil, todas as multas versam sobre descarte irregular de esgoto, inclusive em alguns casos sendo carreadas para mananciais, como córrego Dr. Robson que deságua na Lagoa Juara.   

Compareceram ao encontro representantes da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), Assembleia Municipal do Orçamento (AMO) e da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), além de vereadores e populares. Serra Ambiental e Cesan não enviaram representantes.




O que você acha ?

Você concorda com a saída de Cuba do Mais Médicos?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por