Categories: Meio Ambiente

Vereadores querem auditoria em contrato da Serra Ambiental

Conceição Nascimento

Insatisfeitos com os resultados apresentados na área de esgotamento sanitário, vereadores da Serra querem uma auditoria independente no contrato firmado entre a Cesan e a concessionária Serra Ambiental, que desde 2015 é a responsável pela coleta e tratamento de esgoto no município. Foi o que fico decidido na última quinta-feira (19), em audiência pública na Câmara da Serra.

“Vamos pedir uma auditoria no contrato do Serra Ambiental, queremos responder a população sobre o mau serviço prestado, entupimento na rede de esgoto, lançamento de esgoto in natura nos mananciais e o povo pagando um absurdo”, apontou o vereador Aécio Leite, proponente do evento.

Aécio disse ainda que vai articular um grupo de trabalho com vereadores da Grande Vitória e propor uma taxa universal para os moradores dos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra. “Vamos fazer uma reunião com os vereadores da Grande Vitória para discutir a questão de uma taxa universal, essa discussão vai se estender ao governador, que será questionado sobre uma lei de 2016, que trata da cobrança da taxa de esgoto a partir do recolhimento, e não após o tratamento. Estamos preocupados com o tratamento do esgoto”, completa Aécio.

Em 2016 a Câmara instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que tinha por objetivo avaliar o trabalho prestado pelo Serra Ambiental. Na ocasião foi constatado irregularidades como cobrança indevida da taxa de esgoto e lançamento irregular de esgoto.

Na semana passada, o Conselho de Meio Ambiente da Serra (Condemas) votou por unanimidade pela manutenção de 6 multas à empresa. No total de R$ 360 mil, todas as multas versam sobre descarte irregular de esgoto, inclusive em alguns casos sendo carreadas para mananciais, como córrego Dr. Robson que deságua na Lagoa Juara.   

Compareceram ao encontro representantes da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), Assembleia Municipal do Orçamento (AMO) e da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), além de vereadores e populares. Serra Ambiental e Cesan não enviaram representantes.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

3 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

3 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

4 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

6 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

6 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

6 horas atrás