Clarice Poltronieri
Na última sexta (3), os vereadores da Serra David Duarte (PDT), Aécio Leite (PT) e Jorge Silva (PMDB) foram impedidos de fiscalizar duas Estações de Tratamento de Esgoto (Ete), da Cesan. Eles fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Consórcio Serra Ambiental.
Segundo os vereadores a ação seria uma blitz de surpresa, mas funcionários da Ete de Jacaraípe não permitiram que os parlamentares entrassem e na Ete de Feu Rosa, não havia ninguém. A CPI do esgoto foi instalada na Câmara da Serra no último dia 16, e investiga a Parceria Pública Privada firmada entre a Cesan e o consórcio privado Serra Ambiental, que desde janeiro de 2015 faz a gestão de coleta e tratamento do esgoto na cidade.
Além das Etes, os vereadores visitaram córregos, rios e elevatórias da região. “Na ETE de Jacaraípe fomos impedidos de entrar e na de Feu Rosa, não tinha ninguém. Visitamos ainda outros lugares e vimos às elevatórias de Vila Nova e Hélio Ferraz fechadas. A população paga a rede de esgoto, mas por sua vez está sendo jogada nos rios.”, conta David Duarte.
“Fomos impedidos de entrar nas Etes, mas comprovamos que Eas não funcionam. A de Feu Rosa está abandonada e vimos que o esgoto sai direto para o mar. Na de Vila Nova a ferrugem comeu tudo. Nessa região litorânea, provamos que todo esgoto vai para o mar de Manguinhos. É um absurdo o que está acontecendo”, relata Aécio Leite.
Sobre o impedimento da entrada dos vereadores, a assessoria da Cesan disse a vista deve ser agenda, pois a área exige equipamentos de proteção e segurança em atendimento e que não recebeu pedidos de visita dos vereadores, se colocando à disposição para o agendamento.
Com relação ao funcionamento das Etes, disse que as duas estão funcionando e que a de Feu Rosa possui operador 24h, e como a área é grande, ele poderia estar distante do portão de acesso. Informou que em abril foram tratados cerca de 93.000 m3 em Jacaraípe e 34.300 em Feu Rosa.
Próximos passos da CPI
Na próxima reunião da CPI, segunda (13), devem ser ouvidos os presidentes da Cesan e da Serra Ambiental, que foram convidados via ofício. Os vereadores estenderam o convite aos presidentes das associações comunitárias, além da Fams e da Amo.
Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal,l podendo gerar efeitos…
Grupo dos 16 vereadores estão fechados e deve reconduzir Saulinho a presidência. Crédito: divulgação. Se não houver desistências ou traições,…
A Vale abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale abriu novas…
Tem cardápio especial para os boêmios em diversos bares da Serra, destaque especial para o Bar do Mineiro, em Jacaraípe.…
O Governo do Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700. Crédito: Divulgação…