Meio Ambiente

Verme aquático surge em Manguinhos e disputa espaço com banhistas

O verme surgiu em Manguinhos. Foto: Divulgação

Conhecida por sua beleza natural, a praia de Manguinhos foi palco para uma cena, que diga-se de passagem, é bem curiosa. Trata-se da aparição de um verme aquático nas proximidades da areia do balneário. O ‘bicho’ foi encontrado e fotografado por banhistas que frequentavam a localidade na semana passada. Nas redes sociais, as imagens geraram repercussão e comentários que variam da curiosidade ao medo.

O TEMPO NOVO conversou com biólogo da área, Cláudio Santiago, para sanar as dúvidas dos leitores. O primeiro ponto importante para se tratar, segundo o especialista, é a inofensibilidade. Segundo o biólogo, o bicho é chamado popularmente de verme aquático, mas não é algo nocivo à saúde humana e muito menos tem a ver com os vermes intestinais.

“Chamamos assim, pois eles são bichos que não tem ossos. O registro de um bicho desses mostra a diversidade que a gente tem aqui no nosso litoral. É bem interessante e sem contar que não é um animal comum de ser visto pelas pessoas assim normalmente. Geralmente quem mergulha que às vezes consegue visualizar esses animais nessas costas de recife”, ressaltou Cláudio.

O biólogo também afirmou que a presença desses bichos em praias pode mostrar que a água do balneário está sem poluição de esgoto, mas essa aparição não é suficiente para afirmar isso, já que seria necessário um estudo. Também é importante destacar que a praia de Manguinhos recebe lançamento irregular de esgoto diariamente.

“Alguns estudos usam esses animais como bioindicador de qualidade da água. Isso significa que quando o local é muito poluído de matéria orgânica, principalmente de natureza humana, a tendência da diversidade desses animais é cair. O que não indica que a presença desse animal ali aponta que a praia está em boa ou em má qualidade. Isso só um estudo realmente poderia apontar”, explicou.

Por fim, o biólogo afirmou que não é possível apontar qual seria a espécie do verme. “Para ter ideia, esses animais são muitos difíceis de checar a espécie. Esse [Família Nereidae] é o nome da família, do filo, porque é complexo dizer espécie, porque não são comuns, não tem nome popular e nem científico. Eles são anelídeos invertebrados”, finalizou.

Curiosidade, nojo e medo nas redes sociais

Internautas que viram as imagens do verme aquático tiveram reações diferentes. Nas redes sociais, alguns apresentaram um pouco e nojo e medo: “só de olhar já me dá nojo e medo. E se esse bicho fazer mal para gente?”, disparou uma moradora de Manguinhos.

Já outro internauta disse que se “sente curioso para saber que tipo de animal seria esse”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Humorista Kedny Silva traz para a Serra stand-up ‘Terapia de Casal’ em maio

O stand-up comedy de Kedny Silva é uma verdadeira sessão de “terapia coletiva” com a plateia, que participa ativamente das…

27 minutos atrás

Super chuva com granizo e vendaval causa destruição em Nova Almeida na Serra

Crédito: Divulgação A região de Nova Almeida, na Serra, foi duramente atingida por uma forte tempestade na noite desta quinta-feira…

12 horas atrás

Estudantes podem solicitar isenção de taxa do Enem a partir de segunda-feira (14)

O Enem acontece anualmente. Foto: Agência Brasil Tem início na próxima segunda-feira (14), o período para que estudantes da 3ª…

17 horas atrás

Atleta da Serra conquista bronze no Mundial Escolar de Taekwondo, na Sérvia

Aos 14 anos, o morador da Serra, Ebson foi o único capixaba a integrar a seleção brasileira de taekwondo escolar…

18 horas atrás

Via Sacra será encenada pelas ruas de Central Carapina e terá participação de 100 pessoas

Das 8h30 às 10h, da terça (15), será realizada mais uma edição da Via Sacra comunitária, que neste ano traz…

19 horas atrás

Vale firma acordo para usar esgoto reciclado de Vitória e reduzir uso de água do rio na Serra

Crédito: divulgação. A crise hídrica, que é uma questão estruturante e tende a se agravar, embora seja um problema global…

19 horas atrás