Conhecida por sua beleza natural, a praia de Manguinhos foi palco para uma cena, que diga-se de passagem, é bem curiosa. Trata-se da aparição de um verme aquático nas proximidades da areia do balneário. O ‘bicho’ foi encontrado e fotografado por banhistas que frequentavam a localidade na semana passada. Nas redes sociais, as imagens geraram repercussão e comentários que variam da curiosidade ao medo.
O TEMPO NOVO conversou com biólogo da área, Cláudio Santiago, para sanar as dúvidas dos leitores. O primeiro ponto importante para se tratar, segundo o especialista, é a inofensibilidade. Segundo o biólogo, o bicho é chamado popularmente de verme aquático, mas não é algo nocivo à saúde humana e muito menos tem a ver com os vermes intestinais.
“Chamamos assim, pois eles são bichos que não tem ossos. O registro de um bicho desses mostra a diversidade que a gente tem aqui no nosso litoral. É bem interessante e sem contar que não é um animal comum de ser visto pelas pessoas assim normalmente. Geralmente quem mergulha que às vezes consegue visualizar esses animais nessas costas de recife”, ressaltou Cláudio.
O biólogo também afirmou que a presença desses bichos em praias pode mostrar que a água do balneário está sem poluição de esgoto, mas essa aparição não é suficiente para afirmar isso, já que seria necessário um estudo. Também é importante destacar que a praia de Manguinhos recebe lançamento irregular de esgoto diariamente.
“Alguns estudos usam esses animais como bioindicador de qualidade da água. Isso significa que quando o local é muito poluído de matéria orgânica, principalmente de natureza humana, a tendência da diversidade desses animais é cair. O que não indica que a presença desse animal ali aponta que a praia está em boa ou em má qualidade. Isso só um estudo realmente poderia apontar”, explicou.
Por fim, o biólogo afirmou que não é possível apontar qual seria a espécie do verme. “Para ter ideia, esses animais são muitos difíceis de checar a espécie. Esse [Família Nereidae] é o nome da família, do filo, porque é complexo dizer espécie, porque não são comuns, não tem nome popular e nem científico. Eles são anelídeos invertebrados”, finalizou.
Internautas que viram as imagens do verme aquático tiveram reações diferentes. Nas redes sociais, alguns apresentaram um pouco e nojo e medo: “só de olhar já me dá nojo e medo. E se esse bicho fazer mal para gente?”, disparou uma moradora de Manguinhos.
Já outro internauta disse que se “sente curioso para saber que tipo de animal seria esse”.
Reprodução Ibraff Uma jovem tartaruga-verde da espécie Chelonia mydas foi encontrada encalhada na manhã de sábado (10), na Praia do…
Aconteceu neste sábado (10), o Dia D de vacinação contra a gripe, uma grande mobilização para proteger a população antes…
Comandante da Guarda da Serra, Laís Araújo está a espera do seu primeiro filho, Ravi. Foto: divulgação Na próxima sexta-feira…
A ação de homenagem às servidoras da segurança da Serra acontece na sexta-feira (9), às 9 horas, no Parque da…
Doadoras recebem kit em casa e têm o leite coletado pela equipe do hospital, sem precisar sair para ajudar/ Foto:…
Foto: Tempo Novo Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo…