Você sabe o que é um verme do mar? Na manhã de quarta-feira (15), banhistas da praia de Jacaraípe, na Serra, se assustaram com aparição de um animal da espécie em meio ao terreno arenoso do local. Com sua aparência incomum, o poliqueta chamou a atenção e curiosidade dos moradores que comentaram que a aparência do animal era digna de filmes de ficção.
Após ser encontrado e recolhido pelo instrutor de surf Eduardo durante a manhã da quarta (15), o Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff) foi a praia de Jacaraípe para resgatar o animal. Claudiney Rocha, membro do Instituto, confessou que nunca tinha visto de perto um verme marinho.
“Foi encontrado na areia na região conhecida como praia do Amigão. Quem recolheu e nos entregou o animal foi o instrutor de surf Eduardo. O animal tinha 60cm. É muito raro ver um bicho desse aqui na areia, eu pelo menos, é a primeira vez que eu vi. Sabemos que lá dentro do mar tem muitas espécies, mas aqui areia, eu nunca tinha visto”.
+ Concurso da Petrobras recebe inscrições até sexta
Apesar de todas as especulações e o nome de verme do mar, de acordo com Daniel Gosser Motta, biólogo e mestrando em Biologia Animal pela UFES, o animal é inofensivo para os seres humanos.
“Os poliquetas adquiriram esse nome popular de verme do mar devido ao formato do corpo e pelo movimento que eles fazem para se locomover. Porém, diferente de um verme de verdade, eles não nos causam nenhum tipo de doença ou parasitam o nosso corpo”, afirmou o biólogo.
Além disso, Daniel explicou que o habitat natural dos vermes marinhos é o mar, mas que ondas ou redes de arrasto podem ter levado o animal para o litoral serrano.
“Os poliquetas também habitam as praias, mas o poliqueta do vídeo não. A chegada desse animal na praia pode ter acontecido de várias formas: as ondas podem ter trazido ele junto com pedaços de rochas; ele pode ter vindo junto com redes de arrasto; ele pode ser se desprendido do fundo do mar e as ondas o trouxeram para areia da praia; enfim, a praia não é habitat dessa espécie de poliqueta. A recomendação ao se deparar com esse animal é de tentar devolvê-lo para o mar, em altas profundidades o gênero Eunice sp, que é o dos vermes do mar, chega até a 2 metros de comprimento”, disse o biólogo.
Veja vídeo feito pelo Ibraf: