As gatas são chamadas poliéstricas sazonais, isto é, possuem vários cios, que são estimulados por um fotoperíodo crescente. Elas apresentam ciclos regulares durante os meses com períodos de luz mais longos (fevereiro-março a outubro-novembro), pois é quando temos dias mais quentes e longos além de possuir mais luminosidade, mas passam por um período de anestro durante os meses de menor fotoperíodo do ano.
Nas regiões mais quentes do país, como Norte e Nordeste as gatas podem chegar a “ciclar” o ano todo.
Sua puberdade se desenvolve em torno 4 a 12 meses de idade, quando apresenta um peso igual ou superior a dois terços do peso de uma gata adulta, mas pode variar dependendo do peso e da raça delas.
+ Você conhece a síndrome da fragilidade cutânea em felinos?
Em geral, gatas de raças de pelo curto alcançam a puberdade mais precocemente do que as de pelo longo. As gatas da raça Siamês (pelo curto) são mais precoces que as gatas da raça Persa (pelo longo).
Fernando Lemgruber - terceiro da direita para a esquerda - durante a premiação dos mais influentes da saúde. Crédito :…
As medidas podem ser adotadas em casa e trazer economia no consumo mensal/ Foto: Reprodução/ Freepik A alta temperatura no…
O sol nasceu coberto de nuvens neste sábado (21) em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli/ Tempo Novo A chegada deste…
A praia escolhida para o lançamento da Campanha Praia Limpa foi o Barrote, em Jacaraípe/ Foto: Reprodução/ SEMMA O verão…
A décima edição do Natal Solidário acontece neste sábado (21)/ Divulgação Em contagem regressiva, o Natal chega mais cedo para…
A Câmara da Serra realizou a última sessão ordinária do ano legislativo nesta quarta-feira (18). Os mandatos dos atuais vereadores…