As gatas são chamadas poliéstricas sazonais, isto é, possuem vários cios, que são estimulados por um fotoperíodo crescente. Elas apresentam ciclos regulares durante os meses com períodos de luz mais longos (fevereiro-março a outubro-novembro), pois é quando temos dias mais quentes e longos além de possuir mais luminosidade, mas passam por um período de anestro durante os meses de menor fotoperíodo do ano.
Nas regiões mais quentes do país, como Norte e Nordeste as gatas podem chegar a “ciclar” o ano todo.
Sua puberdade se desenvolve em torno 4 a 12 meses de idade, quando apresenta um peso igual ou superior a dois terços do peso de uma gata adulta, mas pode variar dependendo do peso e da raça delas.
+ Você conhece a síndrome da fragilidade cutânea em felinos?
Em geral, gatas de raças de pelo curto alcançam a puberdade mais precocemente do que as de pelo longo. As gatas da raça Siamês (pelo curto) são mais precoces que as gatas da raça Persa (pelo longo).
Reprodução Ibraff Uma jovem tartaruga-verde da espécie Chelonia mydas foi encontrada encalhada na manhã de sábado (10), na Praia do…
Aconteceu neste sábado (10), o Dia D de vacinação contra a gripe, uma grande mobilização para proteger a população antes…
Comandante da Guarda da Serra, Laís Araújo está a espera do seu primeiro filho, Ravi. Foto: divulgação Na próxima sexta-feira…
A ação de homenagem às servidoras da segurança da Serra acontece na sexta-feira (9), às 9 horas, no Parque da…
Doadoras recebem kit em casa e têm o leite coletado pela equipe do hospital, sem precisar sair para ajudar/ Foto:…
Foto: Tempo Novo Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo…