Destaque

Vice-governador do ES equipara “censura” no Brasil com Coréia do Norte após banimento do X

Ferraço buscou no mundo, outros exemplos de países que tiveram a plataforma banida, como Coréia do Norte, Irã e Rússia/ Reprodução G1

O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, publicou um vídeo em comemoração ao feriado da Independência do Brasil neste sábado (7). Em pronunciamento, ele afirmou que o banimento da plataforma X é uma forma de censura, equiparando o país a Coréia do Norte.

Ferraço ressaltou que Elon Musk não está acima da lei e ela determina que toda e qualquer empresa estrangeira que queira funcionar no Brasil deva ter aqui um representante legal. Porém, para ele, neste caso a questão vai além

“Tem a ver com um inquérito que foi constituído no supremo em 2019 com o propósito de investigar Fake News. Ocorre que o ministro Alexandre de Moraes como relator – ao mesmo tempo que, tudo junto e misturado – opera como investigador, juiz e executor, fazendo o que bem quer, do jeito que quer, como um justiceiro”, elucidou o vice-governador.

O político discordou da decisão de Moraes. “Isso está errado, não tem precedentes no direito brasileiro. Além de banir, 22 milhões de brasileiros de terem acesso a plataforma X, o ministro bloqueou também as contas da starlink, que não tem nenhuma conexão operacional com a plataforma X”.

“O Brasil está se transformando em uma terra de frágil segurança política e quando isso acontece afasta investimentos e investidores”, alertou o vice-governador.

De acordo com Ferraço, a Starlink é a mais importante empresa de internet do Brasil via satélite. “Ela está presente em mais de 4.500 municípios do nosso país, prestando um excepcional serviço aos brasileiros”.

Censura

Segundo o político, o artigo 5º da Constituição Federal garante a livre manifestação de pensamento, vedado o anonimato. “O X é meio, é veículo para que cada um de nós ali se manifeste e responda pelo que fala”.

Para, ele, a questão não é jurídica e sim política. “O supremo se transformou em uma instância política, essa é a verdade. O que está em jogo é claramente a censura prévia”, apontou o vice-governador.

Ferraço buscou no mundo, outros exemplos de países que tiveram a plataforma banida. “Quando olhamos para o mundo, quem baniu a plataforma X? Esses países não têm nenhum apreço pela democracia e tampouco pela liberdade. Eu nunca imaginei ver o nosso Brasil na mesma fotografia que países como Coréia do Norte, Irã e Rússia”.

Pronunciamento completo

Ricardo Ferraço pronunciamento 7 de setembro/ Reprodução Ricardo Cast
Tags: plataforma x
Jady Oliveira

Últimas postagens

Jovem é preso dentro de Terminal de Laranjeiras após desacatar e agredir militares

Jovem, de 18 anos, é preso por agredir e desacatar militares dentro de terminal da Serra/ Reprodução TV Vitória Um…

18 horas atrás

Fim de semana de fortes ventos na Serra

Dia de Sol/ Foto: Edson Reis A primeira semana de setembro chegou ao fim e com o mês há a…

19 horas atrás

Carroceiro da Meia-Noite: “vigia noturno” na Serra não usa moto e escuta tecnobrega

Montado em uma carroça puxada por um burro, o homem desfila pelas ruas da Serra, geralmente de noite, munido de…

2 dias atrás

Tempo Novo entrevista candidatos a prefeito da Serra na próxima semana

O Jornal Tempo Novo vai entrevistar seis candidatos a prefeito da Serra a partir da próxima semana ao vivo em…

2 dias atrás

Shopping promove evento com dois dias de samba na Serra

Nos dias 21 e 22 de setembro, os fãs de samba e pagode poderão curtir os shows de Olhar de…

2 dias atrás

Quatro times da Serra na busca pelo título da Série A da Copa Metropolitana de futebol 7

Teremos quatro times da Serra na disputa Unicapixaba (Serra)- Pitbulls (Serra)- Traulitadores (Serra) e Dortmund (Serra)/ Foto: Divulgação/Moura Eventos A…

2 dias atrás