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Mestre Álvaro
Yuri Scardini é autor do livro 'Serra: a história de uma cidade' e escreve sobre política e economia

Vice-governador do ES vai a China em busca de implantar fábrica de carros elétricos no estado

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“Essa é uma visita estratégica. A empresa tem exportações para Argentina, Chile e Colômbia e quer presença no Brasil”, disse o vice-governador. Crédito: Divulgação

O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, está na China com o objetivo de prospectar novos negócios para o estado. Ferraço é o representante governamental de uma missão empresarial destinada a promover o potencial do mercado automotivo do Espírito Santo a um dos países que lidera globalmente no mercado de veículos elétricos, uma tendência que parece ser irreversível no setor. A ação inicial da missão, que ocorreu nesta segunda-feira (22), foi uma visita à sede da Zhongtong Bus, montadora de ônibus e caminhões elétricos situada em Liaocheng, localizada a 450 quilômetros de Pequim.

De acordo com a assessoria do Governo do Estado, a empresa Zhongtong possui 40 anos de atuação no mercado e mais de quatro mil trabalhadores, além de uma capacidade produtiva de 30 mil unidades por ano. A empresa já exporta para 100 países.

“Essa é uma visita estratégica. A empresa tem exportações para Argentina, Chile e Colômbia e quer presença no Brasil. Estamos aqui para confirmar que o Espírito Santo está na disputa para receber operações da corporação. Veículos Elétricos! Mostramos aos executivos os atrativos e as vantagens comparativas no nosso Estado em relação a outros estados da federação para viabilizar importações e até ter uma base industrial da montadora em território capixaba”, destaca o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.

“Eles estão de olho no mercado brasileiro. Fazem a importação de lítio do Brasil, que inclusive é exportado por portos capixabas. Apresentamos as potencialidades do Estado, nossa eficiência, a qualidade da mão de obra e do capital humano, posição geográfica, infraestrutura logística, portuária, incentivos e a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do Brasil para trabalhar na atração deste grande investimento, visando gerar emprego e oportunidade para os capixabas”, completa Ricardo Ferraço.

Ferraço não mencionou nenhuma cidade que poderia potencialmente receber investimentos da empresa chinesa. No entanto, dadas as características econômicas, de mão de obra e de infraestrutura logística da Serra, é evidente que o município estará entre aqueles considerados em um hipotético acordo.

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O Governo do Estado aposta que as condições favoráveis existentes no Espírito Santo tornaram o estado a porta de entrada mais eficiente para veículos importados no Brasil, com destaque para os elétricos. Em 2023, foram mais de 223 mil unidades desembarcadas pelo complexo portuário capixaba, nacionalizadas nos centros automotivos alfandegados e distribuídas para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e outros estados.

“Além do hub logístico bem conectado e com pequenas distâncias entre portos e pátios de nacionalização e distribuição, o Estado oferece incentivos fiscais bem atraentes para dar muita competitividade às operações. E isso tem interferência e estímulo decisivos na geração de receitas, postos de trabalho e renda no Espírito Santo”, salienta Ferraço.

De acordo com a Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo (Fetransportes), o desembarque e a distribuição de veículos importados envolvem mais de 1.200 trabalhadores operando uma frota de 380 caminhões. Esta operação gera milhares de empregos indiretos em postos de combustíveis, concessionárias e outras empresas especializadas do segmento. Nesse contexto, a Serra ocupa uma posição estratégica de intersecção, localizada entre Vila Velha e Vitória, de onde os veículos, peças e equipamentos podem ser importados, e também próxima a Aracruz, que está no centro dos investimentos logísticos portuários no estado.

A assessoria do Governo do Estado informou também que além da Zhongtong Bus, os integrantes da missão empresarial farão visitas às empresas Geely, GAC, NETA, Zeekr, Farizon e SAIC e a BYD e GWM, que já estão operando no Espírito Santo. A missão empresarial é coordenada pela COMEXPORT, empresa com presença contínua por mais de três décadas na China.

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