A Serra é a segunda cidade do Espírito Santo com o maior número de pessoas infectadas e mortas pelo coronavírus. No entanto, essa triste estatística não parece preocupar muitos moradores. Isso porque a cidade também é uma das piores em índice de isolamento social, que voltou a ser medido e divulgado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde. Até o momento, a taxa média de quantas pessoas estão ficando em casa na Serra é de 43,63.
O município, assim como outros do estado, vive o pior momento da pandemia causada pelo coronavírus. Com variantes encontradas em território serrano, a cidade registra aumento de casos confirmados e mortes diárias. Enquanto o isolamento está sendo colocado em prática por menos da metade da população da Serra.
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, a taxa de isolamento social fica maior apenas aos domingos. No último – dia 28 de março – ficou em 50,84, um índice considerado bom por especialistas. Em comparação as outras 12 cidades que tiverem informações a respeito de isolamento, a Serra fica em 5° lugar. Já entre os municípios da Grande Vitória, lidera o ranking.
O Governo do Estado explicou que a ferramenta, que foi disponibilizada gratuitamente, monitora o deslocamento dos usuários de celulares. Para manter o direito à privacidade, os dados são reunidos sem a identificação dos clientes. O percentual sempre se refere às pessoas que ficam em casa e são disponibilizadas no dia seguinte do monitoramento.
Coronavírus na Serra
Segundo os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, a Serra já registra, no total, 47.029 pessoas que foram infectadas, 868 mortes e 44.554 moradores considerados recuperados da doença. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, existem outros 38.712 moradores do município que podem estar infectados pelo coronavírus. No momento, eles aguardam o resultado dos testes já realizados.
Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Bairro das Laranjeiras (40), Feu Rosa (35), Cidade Continental (30), Barcelona (29), Vila Nova de Colares (28), Nova Carapina I (26), Planalto Serrano (25), José de Anchieta I (23) e Parque Residencial Laranjeiras (21).
Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 32 e 43 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades.
Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 2.118 confirmações. Em segundo lugar vem Morada de Laranjeiras, com 1.804. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 379.612 confirmações, 7.439 mortes e 348.933 curados.