Uma cobra gigante – da espécie conhecida popularmente como jiboia – realizou uma ‘visita’ na praia de Costa Bela, na Serra. Durante o passeio, a serpente surpreendeu os moradores da região e subiu em uma árvore para se esconder e descansar.
De acordo com a líder comunitária do bairro, Daniele Curty, a cobra não precisou ser resgatada porque estava em seu habitat natural. Ela afirma ainda que os moradores de Costa Bela são instruídos a deixarem os animais circularem normalmente.
“Em casos específicos, em que uma cobra entra em uma residência, por exemplo, os moradores acionam o resgate ou realizam o manejo de forma correta, mas em situações como essa, em que a cobra está apenas circulando em seu espaço, nós orientamos deixar o animal livre”, disse a presidente do bairro.
O biólogo Cláudio Santiago conversou com o Jornal Tempo Novo e passou detalhes sobre o animal. A cobra vista pelos moradores é uma Boa constrictor – mais conhecida popularmente como jiboia.
O especialista afirmou que a cobra é inofensiva, por isso, não é preciso ter medo da situação. No entanto, deu dicas para evitar que possíveis acidentes possam ocorrer, causando danos tanto para o animal, quanto para as pessoas.
“A jiboia é um animal inofensivo e não precisa ter medo. Porém, não se deve tocar, se não for habilitado para tal situação. O melhor a se fazer é entrar em contato com os órgãos ambientais competentes para que eles tomem as devidas providências”, disse o biólogo.
Veja vídeo:
Encontrou uma cobra na Serra?
Os moradores da Serra que encontrarem qualquer tipo de animal silvestre podem acionar uma equipe de resgate. Os telefones (27) 3291-74-35 ou (27) 99951-2321 são da Fiscalização Ambiental da Prefeitura da Serra.
É importante ressaltar que maltratar animal silvestre é crime. Por isso, é importante que seja feito o resgate corretamente através de profissionais capacitados. O morador que causar qualquer dano ao animal pode responder pelo crime.