A Serra tem muita região de mata, lagoas e rios que são locais propícios para a sobrevivência de muitos animais silvestres e diversos deles estão perdendo seu habitat natural e aparecendo cada vez mais em áreas urbanas. E na tarde desta quinta-feira (28) uma jiboia se escondeu no pneu dianteiro de um carro na região do bairro Civit I, próximo a Porto Canoa, na Serra.
A serpente que não é venenosa deu bastante trabalho antes de ser retirada por populares do pneu do veículo, pois estava bastante estressada. Foram cinco minutos de tentativa até que a cobra fosse totalmente retirada.
Apesar de os moradores terem retirado a cobra com sucesso do veículo sem que ninguém se machucasse, a orientação é sempre chamar os órgãos ambientais responsáveis para agir neste tipo de situação.
Na tarde da quarta-feira (27) uma jiboia também foi filmada dando uma volta em cima do muro de uma casa de Carapebus.
Na Serra, os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar a equipe de resgate pelos telefones (27) 3291-7435 ou (27) 99951-2321. Importante ressaltar que maltratar animal silvestre é crime.
De acordo com o biólogo Cláudio Santiago a jiboia é uma cobra é inofensiva – de nome científico ‘Boa constrictor’. “É um animal inofensivo e que não é preciso ter medo, porém não se deve tocar, caso não seja habilitado para tal situação. O melhor é entrar em contato com os órgãos ambientais competentes para tomarem as devidas providências”.
De acordo com a Prefeitura da Serra, entre os animais que mais passeiam nas áreas urbanas da cidade estão as cobras e os gambás. Mas também já houveram chamados para resgate de outros bichos mais “incomuns”, como raposa, jacaré, tamanduá e bicho-preguiça.
Os animais machucados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném, em Barcelona. O local pertence ao Ibama.