Categories: Meio Ambiente

Vídeo mostra lama no rio Doce 2 anos após barragem estourar

As imagens foram divulgadas na página do Facebook Mar de rejeitos. Divulgação


Clarice Poltronieri

Um vídeo publicado em uma página do Facebook mostra que mesmo após quase dois anos do rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco (Vale+BHP Billiton) em Mariana, Minas Gerais, ainda desce lama de rejeitos no rio Doce. O crime/tragédia ambiental ocorreu em 5 de novembro de 2015 e até hoje

No vídeo, feito logo após a barragem de Candonga, município mineiro de Risoleta Neves, é possível ver que a lama de rejeitos ainda é intensa nas águas. Também há muitos resíduos depositados na margem do rio e o cinegrafista afirma que o local é área restrita, o que o fez ter dificuldades em realizar as imagens.

As imagens foram divulgadas na página do Facebook Mar de rejeitos: diário de um pescador interditado, no dia 11 de outubro, às 18h46, e até a tarde da última quinta (19) tinha 2.707 visualizações.

A assessoria de imprensa da Samarco garantiu que não há mais rejeitos saindo da barragem de Fundão, que estourou em 2015. Para isso fez estruturas, diques e reforço da barragem. Disse ainda que caberia à Fundação Renova, formada pela própria mineradora para mitigar os impactos e gerir indenizações, falar sobre a área de Candonga.

De acordo com a responsável de manejo da Fundação Renova, Juliana Bedoya, a usina de Candonga teve o maior acúmulo de rejeitos e ainda está em processo de dragagem. “Foram dragados 900 m³ de rejeitos e ainda precisam ser dragados 400m3 para fecharmos as comportas e realizarmos a limpeza de mais 600 m³, por isso ainda há muita lama no local. A previsão é que isso ocorra até julho de 2018. Depois ainda será feita a transposição dos rejeitos, que estão sendo depositados na margem do rio, para a fazenda Floresta, o que ainda está em processo de estudo”, explica.  

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Dono de distribuidora de bebidas é detido por furtar energia com ‘gato’ na Serra

O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…

7 horas atrás

Diferente do estigma, Serra é a 30ª cidade do ES em taxa de homicídios – veja o ranking

A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…

8 horas atrás

OAB-ES libera acesso às salas de apoio para todos os advogados, sem restrição financeira

A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…

8 horas atrás

Final de semana repleto de atividades e fé em Jacaraípe

Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…

8 horas atrás

Projeto propõe lanche antes das aulas para alunos do turno da tarde na Serra

A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…

8 horas atrás

Espetáculo gratuito na Serra traz a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira neste sábado

As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…

9 horas atrás