Categories: Meio Ambiente

Vídeo mostra poluição de córrego que desce da Serra Sede para lagoa Juara

São escuras e fétidas as águas que descem da Serra Sede e ajudam a formar a lagoa Juara. Vídeo feito pela equipe de Tempo Novo no último dia 16 de outubro mostra a situação do córrego Doutor Róbson sob a ponte da BR 101, entre Vista da Serra e Planalto Serrano.

Desde que houve crescimento acelerado da região da Serra Sede, a partir de meados da década de 1980, a situação do córrego só se agravou. Hoje o riacho é um dos principais fatores de contaminação da lagoa Juara, cartão postal do município que, por conta da poluição, deixou de servir até como criadouro das resistentes tilápias, cultivadas até 2017 em tanques – rede em Jacaraípe.

O serviço de coleta e tratamento de esgoto é uma concessão do município. E está sob responsabilidade da Cesan em Parceria Público Privada (PPP) com o consórcio Ambiental Serra. A PPP passou a operar em janeiro de 2015 e a Serra foi a pioneira no ES em liberar esse formato, que prevê investimento de R$ 625 milhões em 30 anos. Por contrato, a PPP deve ter  95% do serviço de coleta e tratamento de esgoto até 2023.

Na região da Serra Sede, alguns bairros já contavam com coleta e tratamento antes da PPP entrar. Outros, como Planalto Serrano, passara a ter o serviço pós PPP. Nos últimos anos, também foi construída uma Estação de Tratamento de Esgoto para atender a Serra Sede e bairros mais próximos, na região de Cascata, indo em direção a Garanhuns.

Mesmo assim a situação dos córregos não melhorou, como mostra o vídeo. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Cesan/Ambiental Serra, mas as empresas não retornaram até o momento da publicação. Se o fizerem, terão suas explicações publicadas neste espaço.

Município aperta fiscalização do tratamento de esgoto    

Se onde a coleta de esgoto é insuficiente a poluição, de rios, córregos, lagoas e praias é evidente, locais onde há tratamento deveriam estar livre de poluição. Mas não é bem isto que acontece. Na Serra, é comum ver mananciais poluídos mesmo com tratamento de esgoto. Há desconfiança de que este tratamento não está sendo adequado.

Tanto que a Prefeitura abriu licitação para contratar empresa especializada para avaliar a qualidade da água que sai das estações de tratamento de esgoto da Cesan/Ambiental Serra.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Tartaruga é encontrada com diversos tumores pelo corpo na Serra

Reprodução Ibraff Uma jovem tartaruga-verde da espécie Chelonia mydas foi encontrada encalhada na manhã de sábado (10), na Praia do…

9 horas atrás

Mais de 1.300 pessoas foram vacinadas na Serra contra a gripe no Dia D

Aconteceu neste sábado (10), o Dia D de vacinação contra a gripe, uma grande mobilização para proteger a população antes…

9 horas atrás

Ação do Dia das Mães na Serra mostra a rotina de mães na segurança pública

Comandante da Guarda da Serra, Laís Araújo está a espera do seu primeiro filho, Ravi. Foto: divulgação Na próxima sexta-feira…

10 horas atrás

Filhos aprendem sobre a rotina das mães à frente da segurança da Serra

A ação de homenagem às servidoras da segurança da Serra acontece na sexta-feira (9), às 9 horas, no Parque da…

10 horas atrás

Dia das Mães: doe leite materno na Serra sem sair de casa

Doadoras recebem kit em casa e têm o leite coletado pela equipe do hospital, sem precisar sair para ajudar/ Foto:…

11 horas atrás

Fim de semana sem chuva na Serra

Foto: Tempo Novo Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo…

1 dia atrás