Na última quarta-feira (30), a Prefeitura da Serra vacinou 6,5 mil pessoas contra a Covid-19 no Pavilhão de Carapina. O mutirão começou às 10h da manhã e durou noite adentro. Neste intervalo, um incidente envolvendo o desacoplamento de uma seringa gerou polêmica na web. O vídeo que circula nas redes sociais (veja abaixo) mostra a seringa estourando no momento da aplicação da dose da vacina contra a Covid-19 em uma paciente.
A mulher, que não teve o nome identificado, aguarda ansiosamente pelo imunizante; outra pessoa que a acompanhava consegue registrar em uma filmagem de celular o momento em que o técnico de enfermagem da Prefeitura prepara a dose da Janssen; ao ser inserido no braço da paciente a agulha se desacopla da seringa e o liquido vacinal é perdido. Muitos internautas ficaram com dúvidas sobre o que teria acontecido com a paciente do vídeo, já que após o ocorrido a filmagem é encerrada.
O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra para que o caso seja esclarecido; de acordo com a Secretária de Saúde do Município, a paciente recebeu outra dose da Janssen e completou a imunização.
“A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) informa que houve um incidente na noite de ontem (30), durante o mutirão de vacinação no Pavilhão de Carapina, em que a seringa estourou no momento da aplicação da dose da vacina contra a Covid-19 em uma paciente. A Sesa esclarece que a paciente recebeu uma nova dose do imunizante imediatamente após o ocorrido, garantindo, assim, o esquema vacinal”, disse em nota.
Mutirão vacina 6,5 mil pessoas, mas registra tumulto
O evento foi aberto com a presença do prefeito Sérgio Vidigal e do Governador Renato Casagrande; as pessoas que foram se vacinar, estavam inclusas no público de 35 anos ou mais, que conseguiram agendar no último domingo (27). Sergio Vidigal comemorou a vacinação e citou o esforço dos profissionais de saúde que ficaram no local por mais de 12h.
“A cada dose, via o olhar de felicidade e esperança das pessoas. Passamos por momentos tão difíceis que precisamos ter esse sentimento. Somente hoje foram cinco mil doses da Janssen. E para que fossem aplicadas, a Secretaria de Saúde fez um trabalho fantástico. Também contamos com a arrecadação de alimentos e agasalhos, que serão destinados para pessoas que passam dificuldades. Também agradeço ao governador Renato Casagrande e toda a equipe do governo do Estado. Sem a luta deles para trazer as vacinas e imunizar os capixabas, nada disso seria possível”, disse Vidigal.
Com o passar do dia, o ambiente começou a encher de gente, registrando cenas de aglomeração e filas exaustivas. Leitores do TEMPO NOVO que estavam na espera pela imunização relataram tumulto e espera de até 3h para conseguir ser vacinado. Também houve um apagão de energia de cerca de 1 minuto, que deixou o Pavilhão totalmente às escuras.
A reportagem do TEMPO NOVO solicitou informações por parte da Prefeitura da Serra. Em nota a Secretaria de Saúde disse que houve uma falha no sistema e mais pessoas foram agendadas do que estava previsto; e que as pessoas que chegaram após às 20h ao mutirão de vacinação foram orientadas a se dirigir ao drive-thru de sábado, no Pró-Cidadão: “todos que agendaram estão com as doses garantidas e não precisará reagendar”, disse a Prefeitura em nota.
Inicialmente estavam previstas a imunização de 5 mil pessoas, mas diante do erro de sistema, a Prefeitura confirmou que 6.550 pessoas foram vacinadas. A Sesa ainda reforçou que as pessoas agendadas devem chegar na hora marcada para evitar aglomeração. “A prefeitura vai apurar e corrigir os erros que tenham ocorrido no sistema de agendamento. Houve uma queda de energia que foi restabelecida em menos de um minuto. Ao todo, 6.550 pessoas foram vacinadas”, completou.