Um erro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) prejudicou a vacinação na Serra. Na prática, o Município recebeu menos doses do que deveria e, consequentemente, imunizou um quantitativo menor de pessoas. Além disso, não conseguiu avançar para os próximos grupos da campanha de imunização. A falha foi assumida pelo secretário de Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (3).
Na prática, o Município ficou prejudicado na campanha de vacinação e, consequentemente, imunizou um quantitativo menor de pessoas. Inclusive, a quantidade menor de doses enviadas pelo Estado a Serra pode ser a principal causa do Município ainda não ter ampliado o público alvo para outras idades, como já ocorreu em cidades como Vitória, por exemplo, que já está imunizando maiores de 25 anos.
No município serrano, ainda só podem receber doses contra a Covid-19 moradores com mais de 32 anos, além de outros grupos prioritários. Além de Vitória, Vila Velha e Cariacica também já estão imunizando outras idades abaixo da faixa etária da Serra. Nessas duas cidades, já podem se vacinar pessoas com 30 anos ou mais.
De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, o erro será corrigido e novas doses serão enviadas para a Serra. “Nesta semana, iremos aplicar uma revisão da quantidade de doses D1 enviada aos municípios capixabas para garantir o equilíbrio da distribuição de doses. Reconhecemos que, considerando a quantidade de doses enviadas a alguns municípios, Serra e Cariacica, por exemplo, foram prejudicados no quantitativo de doses. Iremos corrigir com o envio de mais vacinas”.
Ainda segundo Nésio, o Espírito Santo deve receber meio milhão de vacinas até o dia 15 de agosto. “Sobre as vacinas, temos expectativas de receber meio milhão de vacinas até o dia 15 de agosto. Municípios já estão orientados a se adaptar ao contexto de ampla disponibilidade de vacinas para aplicar na população. Também há a expectativa de avançar na conclusão de diversos grupos prioritários anunciados ainda este mês”, completou.
Segundo informações do Governo do Estado, a Serra já vacinou, até a tarde desta terça-feira (3), 305.636 pessoas, sendo 220.920 com a primeira dose e 84.716 com a segunda dose. Ainda faltam aproximadamente 300 mil moradores para serem imunizados com ao menos uma dose na cidade.
O TEMPO NOVO entrou em contato com a Prefeitura da Serra para que o Município se pronuncie sobre a falha do Governo do Estado. A demanda ainda está em apuração e assim que respondida, a nota será acrescentada nesta matéria.
O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…
A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…
A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…
Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…
A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…
As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…