Toda vida importa! E na Serra esse lema é levado realmente a sério. Prova disso, foi o resgate inusitado de um pequeno anfíbio em Costa Bela. Uma Perereca-de-capacete (Aparasphenodon brunoi), espécie de perereca que tem peçonha, foi resgatada com sucesso e devolvida a local seguro por ambientalistas.
A perereca não representa perigo mortal para humanos, mas para animais pode ser fatal.
De acordo com o biólogo Cláudio Santiago, a espécie é muito importante para natureza e mesmo pequenino é extremamente necessário para o equilíbrio do meio ambiente.
“Ela tem uma toxina bastante potente, que pode ser fatal para animais domésticos como cães e gatos, por exemplo. Também deve-se tomar cuidado com crianças, pois essa perereca representa perigo para qualquer pessoa que se aventurar a pegar na mão e levar a boca, olhos ou algum machucado que a toxina possa entrar. Os adultos também podem ser vítimas, por isso é preciso ter cuidado”, alerta Cláudio.
O biólogo, ressaltou ainda o trabalho de sensibilidade de resgate da perereca. “Fiquei feliz e achei interessantíssima a preocupação em se preservar um bichinho que é invisível para a maioria das pessoas. Parabéns aos envolvidos”.
Por fim, Cláudio disse que não se deve tocar no animal. “Contemple, tire foto, mas evite tocar. Procure quem tem conhecimento técnico para fazer o manejo”.
O resgate foi realizado pelo ambientalista Claudiney Rocha, do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), na rua Flamingos, em Costa Bela. “Recolhemos o pequeno animal e fizemos a soltura na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas entre Costa Bela e Nova Almeida. Como é uma área de preservação e por ser o local mais próximo que o animal se encontrava, decidimos soltá-la ali”.
O resgate do anfíbio foi feito a pedido da Associação de Moradores de Costa Bela, por meio da presidente Danny Curty.
Ver essa foto no Instagram