Dois suspeitos de tráfico de drogas foram detidos pela Guarda Municipal da Serra, na tarde deste sábado (26), em Colina de Laranjeiras. A ação dos indivíduos foi flagrada através do novo sistema de videomonitoramento da cidade – o Olho Vivo.
De acordo com a comandante da Guarda da Serra, Laís Araújo, os agentes conseguiram observar a movimentação suspeita através da central de videomonitoramento. As câmeras flagraram dois indivíduos vendendo drogas nas proximidades da faculdade Multivix.
Com isso, agentes foram enviados ao local. Uma mulher e um homem foram detidos. A moça é menor de idade. Já o homem é de maior e já possui passagem por posse de entorpecentes.
Junto ao casal, foram apreendidos pino de cocaína e pedra de crack. Os dois foram encaminhados para a Delegacia Regional da Serra, em Parque Residencial Laranjeiras.
De acordo com a comandante Laís, a ação faz parte da resposta do investimento feito pela gestão de Sergio Vidigal na segurança.
“Resposta do maior investimento feito pela Prefeitura da Serra na segurança pública da Cidade. Nosso Cerco eletrônico tem dado a resposta e ajudado a inibir e elucidar crimes, elas (câmeras) também potencializam o trabalho de patrulhamento, proporcionando respostas imediatas às ocorrências do dia dia além de ajudar na redução de crimes contra o patrimônio”, destacou Laís.
Dois suspeitos de tráfico de drogas foram detidos pela Guarda Municipal da Serra, na tarde deste sábado (26), em Colina de Laranjeiras. A ação dos indivíduos foi flagrada através do novo sistema de videomonitoramento da cidade – o Olho Vivo. pic.twitter.com/qHzuqNCgA7
— Jornal Tempo Novo – Serra/ES (@portaltemponovo) November 26, 2022
Olho Vivo da Serra
O Olho Vivo, novo sistema de inteligência da Serra, foi inaugurado em outubro deste ano. De acordo com a Prefeitura, trata-se do mais moderno sistema de videomonitoramento do Espírito Sant. A operação conta com novas câmeras de vídeo capazes de reconhecer rostos, placas de carro, e emitir alertas.
O cerco inteligente de segurança é o primeiro deste tipo no Estado. Segundo o secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio, as novas câmeras têm precisão de até 95%.
Ao todo, serão 160 câmeras inteligentes, que somarão forças aos 36 pontos do cerco eletrônico do Governo do Estado, que está sendo instalado na Serra, e integrado à central de videomonitoramento da Prefeitura.
De acordo com pesquisas e estimativas realizadas pela secretaria de Defesa Social, o novo sistema deve reduzir em até 50% as ocorrências de furto e roubo no município.
O Olho Vivo é um conjunto de investimentos em segurança pública no município. Além da modernização do sistema de videomonitoramento, a gestão está empenhando mais de R$ 7 milhões em novos equipamentos.