A explosão imobiliária dos último 10 anos na Serra, associada a pandemia da Covid-19, a inflação e o empobrecimento no país trouxeram desafios na gestão pública do município. Um deles está na área da educação. O município possui atualmente 72 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino e 5.200 estudantes que cursam educação primária em escolas estaduais – maior quantitativo de estudantes entre todas as cidades capixabas.
O TEMPO NOVO conversou com o prefeito da Serra, Sergio Vidigal que falou sobre o déficit de vagas para atender a população e revelou melhorias e investimentos da Prefeitura para os próximos anos.
O prefeito adiantou que o município irá ampliar 23 centros de educação infantil, realizar melhorias em 6 a 7 escolas municipais, além de construir 10 novas unidades de ensino entre creches e escolas de ensino fundamental. Também afirmou que irá pedir a municipalização de algumas unidades estaduais, como o Maria Penedo, em Valparaíso.
“O que temos hoje é uma demanda muito grande de atendimento na Educação e o município não trabalhou com esse planejamento do crescimento populacional. Já começamos a ter déficit de 4 a 5 anos, mas temos um déficit muito maior abaixo de quatro anos, inclusive em bairros que tem população em alta vulnerabilidade social”, disse o prefeito.
De acordo com Vidigal, serão ampliadas de forma emergencial 23 centros municipais de educação infantil (Cmei/creche) já existentes. “No ano passado ampliamos oito escolas e vamos ampliar este ano de 6 a 7 escolas. Também estamos construindo 10 novas unidades de ensino, entre creches e escolas. Entregamos um recentemente que é o de Colina da Serra e estamos construindo mais quatro creches e seis escolas de ensino fundamental”.
O prefeito frisou que também quer a municipalização de escolas da rede pública estadual e que está conversando com o Governo do Estado sobre esta possibilidade. “Temos hoje 72 mil alunos na rede pública municipal e na rede pública estadual temos 5.200 alunos que estão fazendo séries iniciais em escolas do Estado e que deveriam estar na rede municipal”.
Vidigal disse que o desejo do município é municipalizar não somente a instituição de ensino, mas também seus profissionais. “Assim como foi feito na saúde no passado quando o SUS municipalizou a atenção primária. Este ano municipalizamos uma unidade de ensino que é a Professora Ana Gomes, em Serra Dourada III e estamos vendo a possibilidade de municipalizar o Maria Penedo, em Valparaíso, que hoje atende basicamente o ensino fundamental e que está passando por ampliação realizada pelo Governo do Estado”.
No âmbito municipal, a Prefeitura está ampliando a escola Dom José Mauro Pereira Bastos, em Morada de Laranjeiras. “Estamos ampliando a escola com mais oito salas. E estamos preparando um projeto para construir uma escola municipal em Colina de Laranjeiras. Nós temos entre Colina, Valparaíso e Morada, quase 50 mil habitantes, com a explosão imobiliária ocorrida nos últimos 10 anos e o município acabou não se preparando para receber esta demanda”.
Vidigal ainda disse que o maior desafio na educação da Serra encontra-se na região de Jacaraípe e anunciou investimentos. “Acabamos de alugar na região uma unidade de ensino, mas precisamos ainda ampliar a oferta de vaga. Estamos ampliando a EMEF Leonel de Moura Brizola, no Bairro das Laranjeiras, vamos começar a ampliar também a
EMEF Professora Maria Istela Modenesi, que fica no mesmo bairro. Para o futuro estamos licitando uma nova escola na região que será a Escola Residencial Jacaraípe”.