Maior obra de mobilidade urbana que está sendo executada pela Prefeitura da Serra atualmente, a Rotatória do Ó – em Parque Residencial Laranjeiras – deve ter o trânsito liberado para a circulação dos motoristas em agosto deste ano, porém, outras intervenções serão feitas até o mês de setembro. Assim que isso acontecer, deve ser iniciada, automaticamente, a construção do Binário da Norte Sul.
O anúncio foi feito com exclusividade ao Serra Podcast, do Jornal TEMPO NOVO, durante entrevista concedida no final da tarde desta segunda-feira (1º). O prefeito salientou que, apesar da entrega viária da obra, a rotatória não contará, neste momento, com os equipamentos públicos previstos como, por exemplo, praças, pistas de caminhada, skate, entre outros.
Vidigal explicou que, quando a obra foi lançada, em agosto de 2020, a gestão da época não licitou o paisagismo, ou seja, aquilo que será feito em cima da rotatória. Por conta disso, o Município vai ter que entregar a rotatória em duas etapas: 1ª liberar o acesso as ruas com um paisagismo preliminar; 2º entregar o paisagismo completo e equipamentos públicos. Essa segunda fase não tem previsão para ser finalizada, já que o projeto ainda não está pronto.
“Quando você passa na obra, você vê uma placa de uma obra totalmente urbanizada no entorno com pista de skate e outras coisas, mas essa parte não foi licitada. O projeto contratado em 2020 não contempla o paisagismo; é estritamente viário (o asfalto). Também não contempla a iluminação. Aquilo que as pessoas viram era apenas projeção”, disse.
Vidigal ainda destacou que, nos próximos meses, a ‘parte de cima’ da obra será licitada. “Vamos licitar depois, estamos finalizando o projeto e iremos licitar, com grande cuidado por conta da circulação do local, que é intensa, então não é qualquer equipamento que pode ser feito ali. Vamos colocar, no primeiro momento, um paisagismo e depois vamos ouvir a comunidade para instalar os equipamentos”, conclui.
Binário da Norte Sul na Serra
Durante a conversa com o Serra Podcast, o prefeito ainda destacou que a obra do Binário da Norte Sul vai ser iniciada completamente assim que a Rotatória do Ó for liberada para o tráfego de veículos. A medida está sendo tomada porque o Município entende que haverá grandes gargalos no trânsito da cidade caso duas obras de grandes intervenções sejam feitas no mesmo tempo.
Apesar disso, Vidigal destaca que as melhorias do binário já foram iniciadas nas ruas interiores de Jardim Limoeiro.
“Começamos o binário fazendo as intervenções nas ruas internas; entendemos que, enquanto não entregarmos a Rotatória do Ó, não podemos ficar com duas obras de grandes intervenções. Isso pode causar um grande transtorno no trânsito. Vamos acelerar mais a obra dentro do trecho da Norte Sul após entregar a Rotatória para evitar gargalos”, finalizou.
A ordem de serviço para início da construção foi assinada no dia 1º de julho, em Jardim Limoeiro, pelo prefeito Sergio Vidigal e o governador Renato Casagrande. A obra conta com um investimento de R$ 70 milhões e será feito em convênio do Município e do Estado.