smobile
[secondary_title]

Vidigal diz que é a favor da PEC para prisão em 2ª instância

- PUBLICIDADE-
O deputado afirma que é a favor da PEC para prisão em segunda instância. Foto: Gabriel Almeida

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados pode votar, na semana que vem, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 410/18, que possibilita a prisão após condenação em 2ª instância. Que, na prática, pode reconduzir o ex-presidente Lula para a prisão caso seja condenado em outros processos do qual é réu, como no caso do sítio de Atibaia.

Titular da CCJ, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) disse que irá votar favorável à PEC. “A Justiça no Brasil é muito lenta e isso possibilitaria mais celeridade ao julgamento. E também reduziria a possibilidade de processos irem para a prescrição”, defendeu Vidigal.

Apesar de defender a PEC, Vidigal já foi condenado em 2ª instância pela prática de nepotismo na ocasião em que foi prefeito na Serra pela terceira vez (2009-2013). Ocorreu no final de maio deste ano, quando a 3ª Câmara Cível de Desembargadores condenou o deputado por improbidade administrativa caracterizada pelo crime de nepotismo.

A decisão afastou perdas de direitos políticos, porém, manteve uma multa de R$ 70 mil, à qual o parlamentar também recorreu à época.  O argumento de Vidigal em favor da prisão de 2ª instancia é para dar celeridade para os processos judiciais. No entanto, no caso de nepotismo, do qual foi condenado, houveram 39 adiamentos de votação dos desembargadores.

O colegiado de 2º instancia julgou procedente uma ação movida pelo Ministério Público e pela Prefeitura da Serra, que acusava Vidigal de prática de nepotismo ao nomear sua irmã no cargo de assessora especial CCI no período de seu 3º mandato (2009-2012) a frente da prefeitura. O cargo tem a maior remuneração entre os comissionados no valor de bruto de R$ 10 mil/mês.

Caso seja aprovada, será criada uma comissão especial para analisar a proposta e, em seguida, será submetida à votação em plenário. “O meu voto, tanto na CCJ como no plenário, será um voto favorável”, reiterou o deputado.

A votação da Emenda Constitucional é uma resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na qual o réu só pode ser considerado culpado quando se esgotam todos os recursos. Essa decisão acarretou a soltura de Lula e outros políticos presos.

Vidigal, por sua vez, preferiu não se manifestar sobre esse caso. Vale lembrar que o PT da Serra está próximo do ex-prefeito, que já está em campanha pré-eleitoral.

“Discurso fácil e eleitoreiro”

Petistas ouvidos pela reportagem criticaram duramente a PEC, mas alguns deles evitaram entrar em choque direto com o ex-prefeito, de quem são aliados políticos. O deputado federal Helder Salomão disse que a proposta “é inconstitucional e oportunista”; uma tentativa de “golpe contra Lula”.

Sobre Vidigal, Helder desceu o tom: “Temos boa relação com Vidigal e vamos continuar dialogando com ele”.

Uma ala do PT, porém, critica o ex-prefeito. É o caso de Ivo Lopes, que faz parte do núcleo jovem do partido. “Ele está mais preocupado com o discurso fácil e eleitoreiro do que defender o histórico e avanços produzidos pela esquerda. Quer surfar na onda do antipetismo”, disparou.

Cleber Lanes também criticou Vidigal. “Acho que como filiado ao PDT, ele deveria seguir a orientação do seu partido (que é contra a PEC)”, disse.

Já o aliado mais fiel de Vidigal no PT, o vereador Aécio Leite, escorregou: “Não vou comentar, pois o parlamentar não pertence ao PT”.

Médica esclarece mitos e verdades sobre o câncer colorretal

Terceiro tipo de tumor maligno mais incidente no País, o câncer colorretal é o foco da campanha Março Azul Marinho, que faz um alerta...

Comunicado – 24/02/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 3ª ediçãoBaixar

Detran vai abrir 7 mil vagas para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai abrir uma nova edição do programa CNH Social nos próximos meses. A iniciativa, que concede a carteira...

Mais de 50 estudantes de escolas públicas da Serra se destacam na Olimpíada de Matemática

Mais de cinquenta estudantes de escolas públicas da Serra se destacaram na  Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). De acordo com a...

Curso de mecânica gratuito para mulheres na Serra; veja como se inscrever

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) abriu inscrições para curso de mecânica básica para as mulheres residentes na Grande Vitória. A formação acontecerá nos dias...

Comunicado – 24/02/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 2ª ediçãoBaixar

Padrasto é morto a tiros pelo enteado dentro de casa na Serra

Um homem foi encontrado morto dentro de casa, no bairro Vista da Serra I, na Serra, durante a noite deste domingo (23). Segundo informações,...

Atletas da Serra se destacam em competição internacional de jiu-jitsu

Mais de 900 atletas de todo o Brasil estiveram em Guarapari para participar da AJP Tour International Jiu-Jitsu. Da Serra, competidores de Jacaraípe e...

Ida de Saulinho a Brasília viabiliza a 1ª rádio legislativa municipal do ES

A Câmara Municipal da Serra está prestes a dar um grande passo na modernização da comunicação legislativa e no fortalecimento da transparência. A cidade...
...