Especial: pandemia de coronavírus

Vidigal diz que há risco de colapso funerário na Serra e estuda verticalizar cemitérios

Enterro de vítima da Covid-19 em setembro do ano passado no cemitério municipal de São Domingos. Foto: Gabriel Almeida/Arquivo TN

No inicio do mês de abril, a Prefeitura da Serra decidiu diminuir de 4 para 3 anos o prazo de exumação do corpo nos cemitérios públicos da Serra. Naquele momento já era um prelúdio para sinalizar a realidade da Serra: com o agravamento da pandemia há o risco de colapso funerário na Serra. Quem confirmou foi o próprio prefeito Sérgio Vidigal (PDT).

Exumação do corpo é o processo pelo qual os restos mortais são retirados da sepultura. É um ato normal, especialmente em cemitérios públicos, já que é um problema crônico no Brasil a falta de espaço para enterrar pessoas falecidas; e essa realidade piorou muito desde o início da pandemia.

A reportagem esteve com o prefeito Sérgio Vidigal na tarde da última quarta-feira (14). Ele foi taxativo em dizer que o desafio de governar a cidade nesse momento de pandemia é muito maior do que em 1997, quando assumiu pela primeira vez a Serra, em um cenário de rombo financeiro.

Ao ser perguntado se o projeto de reduzir de 4 para 3 anos, o prazo para exumação de corpos em cemitérios, era um sinal de que pode haver um colapso funerário, inicialmente Vidigal titubeou, mas em seguida foi muito objetivo em afirmar que o contexto funerário no município é absolutamente preocupante.

“Confesso que resisti a assinar o projeto de lei (que diminui o prazo de exumação), porque a Serra é uma cidade muito religiosa. E as pessoas valorizam muito isso; no dia dois de novembro (Dia dos Finados), querem ir visitar os túmulos dos sues amigos e familiares. Mas não houve alternativa porque nós não nos preparamos para este momento”.

A reportagem voltou a insistir dizendo que se foi necessário assinar o projeto mesmo diante da hipotética rejeição popular, é porque a situação é grave. Então Vidigal foi taxativo. “Tem risco (de colapso funerário). A gente está buscando outras alternativas, estamos trabalhando para verticalizar o próprio cemitério. Porque aqui, dos nossos cemitérios, o que tem capacidade de absorver hoje é só o São Domingos”, revelou Vidigal.

Nos cemitérios verticais os corpos são depositados em gavetas uma em cima da outra, e tem sido uma alternativa contra a redução da capacidade dos cemitérios existentes frente à falta de espaço nas cidades para novas covas.

No início de abril em conversa com a reportagem do TEMPO NOVO, o secretário de Serviços Ênio Bergoli já tinha dito que nos últimos quinze dias a média de enterros saltou para 14 por dia somados os seis cemitérios administrados pela Prefeitura.

De acordo com o secretário, nos primeiros meses de 2021, mesmo com a pandemia, a média se manteve em torno de sete sepultamentos. “Nos últimos quinze dias, nós tivemos na semana passada um aumento que nos deixou muito preocupados. Começamos com 12, depois 13, 15 e teve dia com 16 enterros. Na média praticamente dobrou. Essa semana começou com pico mais alto, mas teve um dia com 08. E outro de 12. Mas estamos numa média móvel hoje com o dobro de sepultamento nas nossas unidades públicas” explica.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

A Cidade Sou Eu: exposição coletiva celebra a pluralidade da arte capixaba

Crédito: Divulgação Na próxima quarta-feira (30), a OÁ Galeria inaugura a exposição coletiva "A Cidade Sou Eu", a partir das…

10 minutos atrás

CNH Social: mais de 11 mil moradores da Serra se inscrevem para primeira fase programa em 2025

Crédito: Divulgação As inscrições para a primeira fase do programa CNH Social 2025, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do…

20 minutos atrás

1ª Caminhada Passos pela Inclusão para conscientização sobre o autismo acontece neste domingo (27)

Crédito: Divulgação A Serra irá sediar a 1ª Caminhada “Passos pela Inclusão” um evento dedicado à conscientização sobre o Transtorno…

18 horas atrás

Serra abre inscrições para seletividades dos jogos escolares 2025

Foto: Divulgação Atenção escolas da Serra! Estão abertas as inscrições para as seletivas preparatórias dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES)…

18 horas atrás

Confira os lançamentos em cartaz do cinema do shopping Mestre Álvaro

Foto: Divulgação O Cine Araújo do Shopping Mestre Alvaro está com uma programação repleta de lançamentos de todos os gêneros…

18 horas atrás

Instituições promovem planejamento patrimonial e soluções de longo prazo para investidores

O mutirão acontecerá de 30 de setembro a 04 de outubro. Foto: Divulgação Não é mais só com carteiras de…

19 horas atrás