A Prefeitura da Serra vai receber sua primeira operação de crédito internacional. O recurso, no valor de 57 milhões de dólares, será captado junto ao New Development Bank (NDB), também conhecido como o Banco dos Brics – que é presidido pela ex-presidente do Brasil, Dilma Roussef. Convertido, o valor do crédito fica em R$ 280 milhões. A ideia é utilizar todo o recurso para iniciar e concluir obras de mobilidade urbana na cidade.
O prefeito Sergio Vidigal recebeu representantes do banco na última quinta-feira (24) em seu gabinete na Prefeitura da Serra. No entanto, é importante ressaltar que, a solicitação de empréstimo ainda precisará ser enviada à Câmara de Vereadores para possível aprovação.
O projeto já foi apresentado aos vereadores, porém, ainda não foi enviado oficialmente à Casa de Leis. Somente depois dessa fase, o Poder Executivo estará autorizado a realizar a contratação da operação de crédito.
Ao Jornal Tempo Novo, Vidigal destacou que essa é a primeira vez que a Serra recebe um empréstimo internacional.
“Essa é a primeira vez que o município da Serra recebe uma operação de crédito internacional para obras de infraestrutura. Isso demonstra o nosso compromisso com o desenvolvimento da cidade para fazer um futuro melhor para todos os serranos”, disse o prefeito.
Programa Requalifica Serra
A quantia obtida com a operação de crédito será aplicada no Programa de Requalificação Sustentável para o Desenvolvimento e a Mobilidade Urbana no Município da Serra, conhecido como “Requalifica Serra”.
De acordo com a Prefeitura da Serra, o programa tem como objetivo promover melhorias significativas na mobilidade urbana e, consequentemente, no desenvolvimento econômico e social da região. Ainda não há definição de data para que a verba chegue aos cofres da prefeitura.
Entre as obras que podem vir a ser feitas com os recursos do NDB estão a ligação de Civit I e II com a BR-101 e Avenida Norte-Sul; o entroncamento da BR-101 com a avenida Eldes Scherrer; e a 3ª via de ligação entre Serra e Vitória.
“Essa ligação das orlas de Serra e Vitória é uma das mais importantes obras do ponto de vista econômico, com a possibilidade de geração de postos de trabalho. Essa obra vai transformar não só a mobilidade urbana como também trazer ainda mais potencial de desenvolvimento para a nossa cidade”, completa o prefeito.
Abaixo, você pode conferir um singelo resumo sobre as obras. No entanto, o Jornal Tempo Novo ainda está buscando informações mais completas sobre cada um dos projetos. Assim que possível, nova matéria será publicado sobre o assunto.
Entroncamento da BR-101 com a avenida Eldes Scherrer
Uma das obras seria a construção de mergulhão – túneis – em um dos principais cruzamentos da BR-101, entre Parque Residencial Laranjeiras e José de Anchieta. A construção deve custar R$ 50 milhões e será feita pela Prefeitura da Serra.
A prefeitura planeja fazer a intervenção com extensão de 200 metros no cruzamento da BR-101 com a Avenida Eudes Scherrer de Souza para garantir fluxo contínuo para quem segue pela rodovia. Ou seja, a via será expressa e sem semáforos.
Os túneis serão construídos na pista central da atual rodovia. Cada um dos sentidos, terá um mergulhão com pista duplicada. Essas faixas serão expressas e os motoristas não terão que passar pelos semáforos.
As pistas laterais da atual BR-101 serão mantidas. Na parte de cima do túnel, será feito o retorno para quem segue sentido Vitória e quer retornar para o sentido Serra ou acessar a região de Laranjeiras, por exemplo.
Também na parte de cima será construído o cruzamento de quem vem pela Eudes Scherrer e quer acessar a BR-101 no sentido Vitória ou os bairros da região de José de Anchieta. O acesso da Eudes para a rodovia no sentido Serra será mantido da forma atual, na frente de um supermercado.
Também serão construídas ciclovias e calçadas em toda o trecho da obra.
3ª via de ligação entre Serra e Vitória
Outro projeto estimado com o investimento em mobilidade urbana é a implantação da primeira etapa da 3ª Via de Ligação entre os municípios de Serra e Vitória. O principal objetivo dessa terceira via é solucionar o obstáculo da travessia urbana da BR-101 em Carapina.
A prefeitura ainda não passou nenhum detalhe sobre o projeto.
Por nota, informou apenas que a obra vai trazer benefícios de circulação de transporte coletivo otimizada, reduzindo o tempo dos deslocamentos, acidentes e os impactos negativos sobre o meio ambiente – principalmente sobre áreas urbanas densamente ocupadas.
“Outro forte objetivo da terceira ligação é garantir o acesso a todos os setores da cidade, desde residenciais à portuários, criando uma melhor ambiência na cidade, o que abre mais portas para a chegada de investimentos das mais diversas áreas na Serra. Esse projeto também proporcionará um maior dinamismo econômico para a Região Metropolitana, com foco nos municípios de Serra e Vitória”.
Ligação Civit I e II com a BR-101 e Avenida Norte-Sul
Com a finalidade de desviar o tráfego pesado de caminhões de carga do principal polo comercial da Serra, localizado na região de Laranjeiras, o terceiro projeto de mobilidade urbana consiste na implantação de drenagem e pavimentação do novo acesso da Avenida Norte Sul à BR-101 e ao Civit 2, na altura do bairro Taquara.
Sobre essa obra, a prefeitura também não passou nenhum detalhe sobre o projeto.
Essa nova via trará um acesso mais seguro ao bairro e à BR-101 para os veículos que trafegam na Avenida Norte-Sul, sentido Barcelona. Além disso, o projeto tem o objetivo de assegurar o espaço viário adequado na Rua Samuel Meira Brasil para suprir o atual volume de tráfego que suporta.