Notícias

Vidigal lança maior programa de castração e proteção animal da história da Serra

De acordo com a Prefeitura o programa Arca começa a funcionar a partir desta quinta (13).  Foto: Divulgação

O prefeito Sergio Vidigal anunciou na manhã desta quarta-feira (12) que a Serra irá castrar 250 animais por mês e recolher animais de rua em situação de abandono e com ferimentos graves e maus-tratos. Os serviços começam a ser oferecidos a partir desta quinta-feira (13).

O lançamento oficial do programa ARCA – Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos será realizado às 15h, no Rancho Bela Vista, em Belvedere. O vencedor do pregão eletrônico foi anunciado no último dia 22 de dezembro e o investimento para os serviços será de R$ 2.418.680 por ano. À cargo dos serviços ficará a Clínica Veterinária RBV Ltda – ME.

De acordo com o prefeito, serão recolhidos os animais de pequeno porte (cães e gatos) em situação de rua em condições de maus tratos e também os abandonados. “O programa vai desde o recolhimento do animal que está em situação de risco e maus tratos até a esterilização. No caso dos abandonados nas ruas, estes ficarão abrigados, serão cuidados, vacinados, castrados e posteriormente serão colocados para a adoção”, disse Vidigal.

Já os animais que possuem dono também poderão ser beneficiados com a castração gratuita. “Para este processo criamos um público alvo que são pessoas cadastradas no Cadúnico e também ongs e protetores de animais independentes”, explicou o chefe do Executivo.

Segundo ele, todos os animais que forem atendidos pela Arca serão microchipados com dados e histórico.

O agendamento da castração será feito pelo telefone 27 3291-2399 ou pelo endereço eletrônico http://programaarca.serra.es.gov.br

Em casos de recolhimento de animais de rua em situação de abandono ou maus-tratos o munícipe deverá entrar em contato pelo telefone 27 98166-0447 todos os dias, inclusive feriados, das 8 às 18h. É importante que o denunciante envie fotos e vídeos da situação e também a localização do local onde se encontra o animal.

Vidigal frisou que nenhum animal recolhido pela Prefeitura será devolvido para a rua. “Serão colocados para adoção”.

Na Serra, são cerca de 80 mil animais, entre cães e gatos. Destes, cerca de 16 mil vivem nas ruas da cidade. Este cálculo é feito de acordo com métricas da Organização Mundial de Saúde (OMS), e para conhecer o tamanho da população de cães de uma determinada cidade, estima, em países emergentes, a proporção média de cão/ser humano de 1:7 a 1:10 (WHO, 1990).

Assim, com base nos dados do IBGE que estimou, em 2019, uma população de 517.510 habitantes para a Serra, calcula-se que naquele ano, havia 73.930 animais. Esses dados estão em consonância com a quantidade de animais vacinados na campanha antirrábica de 2018, que atingiu 59.293 cães e 9.459 gatos, totalizando 68.886 animais. Nestes dados, não estão inclusos animais que vacinaram em clínicas veterinárias.

Departamento de Bem Estar Animal

Desde setembro do ano passado, a Prefeitura criou o Departamento de Bem Estar Animal que será responsável que pertence a Secretaria de Meio Ambiente e terá entre as atribuições a garantia do equilíbrio ambiental com ações integradas de proteção, defesa e bem estar animal; implantar o projeto de controle populacional de cães e gatos em situação de abandono e maus tratos e dos que são criados pela população de baixa renda, assim identificados pela rede municipal de assistência social, por meio de procedimentos de controle reprodutivo, controle de mobilidade, controle sanitário e de programas de educação e mobilização social.

O diretor do Departamento também terá que coordenar as ações e procedimentos para realização de castração e outros procedimentos necessários a assistência de animais abandonados e em situação de maus tratos; estabelecer e executar a metodologia para realização do censo qualitativo e quantitativo dos animais domésticos (cães e gatos) a cada 5 (cinco) anos, bem como realizar o registro e identificação dos animais; fortalecer o sistema de poder de polícia municipal, relativo a maus tratos e abandono e oferecer qualificação profissional específica para técnicos e responsáveis pelas ações relativas ao bem estar animal e atividades afins.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Serra 468 anos: a maior cidade do estado não para de crescer

A Serra completa 468 no próximo dia 8 de dezembro/ Foto: Edson Reis No próximo dia 8 de dezembro a…

1 minuto atrás

Dezembro começa nublado na Serra

O domingo amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O mês de dezembro começa neste domingo (1º) e apesar…

17 minutos atrás

Mutirão para negociação de dívidas a partir de segunda-feira (2)

A partir da próxima segunda-feira (2), o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) dará início ao Mutirão…

15 horas atrás

Unimed Sul Capixaba celebra seus 35 anos em evento que reuniu lideranças

Luiz Sérgio Ervatti, Abel Sant'Anna Junior, Grazielle Grillo, Marcos Piangers, Fernando Lemgruber Prado Costa, Bruno Beber Machado e Carlos Frederico…

17 horas atrás

Sistema viário Sérgio Rogério de Castro será inaugurado nesta segunda (2)

A expectativa da prefeitura é de que a obra melhore em 150% o fluxo do trânsito entre a avenida Civit…

1 dia atrás

Serra conta com 17 pontos próprios para banho

A praia de Manguinhos foi eleita como própria para banho/ Foto: Edson Reis Com a chegada de mais um fim…

1 dia atrás