Em uma entrevista de uma hora concedida na tarde desta segunda-feira (16) no 6º andar da Prefeitura da Serra, o prefeito Sérgio Vidigal (PDT) adiantou vários pontos dos quais o Município deve encaminhar, como, por exemplo, o cerco eletrônico e o retorno do ‘Bike Serra’.
Ao fim da entrevista, deixando de falar na condição de prefeito e passando a se portar como o maior líder partidário do PDT capixaba, Vidigal confirmou informações que já vinham sendo tratadas nos bastidores políticos. O trecho em que a entrevista trata somente de política eleitoral foi separado do restante do conteúdo que aborda as políticas públicas para a Serra (que será publicado em partes durante esta semana) para não confundir o leitor.
Nele, Vidigal se mostra convicto sobre o apoio do partido ao projeto de reeleição do governador Renato Casagrande; disse que uma possível composição entre PSB e PT que o obrigue Casagrande a montar um palanque para o Lula no ES não vai atrapalhar, entretanto o PDT continuará seguindo com Ciro Gomes, que deve concorrer com o ex-presidente.
O prefeito ainda usou o espaço para batizar em definitivo a pré-candidatura da 1ª dama, Sueli Vidigal ao cargo de deputada federal; apesar desse assunto ser muito comentado nos bastidores da Serra, faltava um anúncio explícito e oficial sobre o tema. Por fim, o prefeito ainda disse que acredita em um bom relacionamento com a Câmara da Serra, mas não deixou escapar um recado político prá lá de dogmático.
Estamos acompanhando um clima político estranho entre a Câmara e a Prefeitura da Serra; longe de evidenciar problemas institucionais, como no passado recente, mas nosso feeling aponta para um recrudescimento nas relações, isso está ocorrendo?
Olha, acho que a dificuldade que temos tido é devido ao processo eleitoral; e acredito muito que isso vai passar depois de outubro, quando as coisas se acalmarem. É normal, cada um vai ter um lado na disputa, alguns vereadores serão candidatos e nós do PDT também teremos os nossos, isso acaba ficando dividido, depois de melhor e a coisa se acertam.
E em caso de piora nas relações mesmo após a eleição desse ano, como proceder?
Assim vou falar por experiência própria: qual é o projeto dos vereadores depois dessa eleição, tanto daquele que não disputarem ou que não se elegerem? (perguntou Vidigal)
(A reportagem responde) Naturalmente seria a reeleição a Câmara da Serra…
Exatamente, e na maioria dos casos, isso depende de quem? (Volta a pergunta Vidigal)
(A reportagem volta a responder) Depende do trabalho e desempenho deles… não é?
Exatamente, o trabalho deles muitas vezes depende do diálogo com a Prefeitura; e é isso que dá resultado, como o cara vai ficar bem na fita se ele não leva resultado do trabalho dele; a Prefeitura vai fazer o trabalho dela e vai continuar conversando com todo mundo.
A 1ª dama, Sueli Vidigal será candidata nesta eleição?
Sueli é candidata a deputada federal, é o processo normal, isso já está pacificado, até meu filho mais velho que tinha uma certa dificuldade, já topou. A Sueli tem muito recall e trabalho pela Serra, é normal que ela seja candidato, ainda mais se considerar que o PDT governa uma cidade com 340 mil eleitores. O PDT precisa fazer deputado, pois um partido vive disso; o cargo de deputado é o que mantém um partido forte, pois é o que dá a estrutura e o tamanho do partido. E neste momento o nome que a Serra tem com o maior potencial é o de Sueli.
A decisão então está sacramentada?
Ela não queria, nos pedetistas que convencemos, pois sabemos que é o melhor para o partido e para a Serra, vai ajudar a cidade igual fez no passado; então isso está pacificado. A Serra precisa de um representante em Brasília, veja o Hospital Materno Infantil, por exemplo, foi uma articulação nacional com a Sueli interlocutando em Brasília. Precisamos de um representante para garantir que as obras do Contorno do Mestre Álvaro continuem acontecendo. Ela tem experiências exitosas em buscar recursos federais para auxiliar a Serra, então é um projeto que visa conectar o Governo Federal com a maior cidade do ES.
E para estadual, quem é o candidato do PDT-Serra?
Para estadual ainda não temos uma única pessoa que o PDT-Serra vai seguir, o que posso garantir é que teremos candidatos do partido que vamos lançar e ajudar; e ajudaremos até mesmo candidatos que são nossos aliados mas estão em outros partidos.
Para governador, está fechado 100% com o governador Renato Casagrande?
O PDT vai ficar com Renato, o nosso partido governa a Serra, que é a maior cidade do ES, Renato tem sido um governador muito bom para a cidade, tem destinado um volume de investimentos muito grande; então é natural que a gente vá com ele.
Como vai ser caso Renato Casagrande decida montar palanque para Lula em composição com o PT-ES?
Se ele montar o palanque para o PT, vida que segue, nós vamos continuar com ele (Casagrande) e com Ciro Gomes para presidente… Ciro é nosso candidato a presidente e não abrimos mão disso. A gente vai separar o que é aliança local e o que nacional.
Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…
Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…
O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…
O documento é uma das exigências para a inscrição no Sisu. Foto: Divulgação Está aberto o período para consulta de…