A Secretaria de Educação da Serra (Sedu) está sob novo comando a partir desta segunda-feira (31). Fabiana Negreli foi a escolha do prefeito Sergio Vidigal (PDT) para ocupar, oficialmente, a maior rede educacional municipal do Espírito Santo. A pasta estava sendo gerida, interinamente, por Iranilson Casado Pontes, desde que o ex-secretário, Alessandro Bermudes, deixou o cargo no final de dezembro de 2021.
Formado em psicologia, administração e gestão de recursos humanos, Negreli possui experiência na gestão pública. A nova secretária da Serra já atuou como gerente da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) nos governos do ex-governador Paulo Hartung e do atual chefe do Executivo Estadual, Renato Casagrande.
Fabiana também já prestou consultoria a Secretaria de Educação de São Paulo; atuou como gerente de recursos humanos da Faculdade Faesa; foi professora substituta da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e chefe do núcleo de educação para o Trânsito em Vitória.
Exoneração de Alessandro Bermudes
No dia 30 de dezembro, o então secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes, surpreendeu o meio político ao pedir exoneração do cargo. A informação de que ele iria deixar a maior rede municipal de Educação do Espírito Santo foi anunciada por meio de grupos de WhatsApp.
Em conversa com o Jornal Tempo Novo, Alessandro afirmou que a decisão foi tomada por motivos pessoais, mas não passou mais detalhes. “Eu agradeci ao prefeito por todo este tempo em que estive de frente à secretaria de Educação. Foi desafiador devido à pandemia e todas as dificuldades causadas, minha eterna gratidão a todos vocês”, disse. Alessandro era o titular da Educação desde o início do mandato de Vidigal.
Após sua saída, Vidigal nomeou um de seus aliados para ocupar o cargo interinamente. Iranilson Casado Pontes, que é natural de Vila Velha e formado em Administração de Empresas pela Universidade de Vila Velha (UVV).