Categories: Política

Vidigal pressiona ministro, que diz poder “reavaliar” cortes na Educação

Deputado se reuniu a Ministro da Educação e cobrou explicações sobre cortes. Foto: Gabriel Almeida

Após a polêmica gerada pelo Governo Bolsonaro ao anunciar que o corte de 30% na Educação que irá afetar diretamente as universidades e institutos federais, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) cobrou explicações sobre as medidas ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, e adiantou que os cortes podem ser “reavaliados”, segundo teria informado o ministro.

Em reunião realizada com o ministro, Vidigal afirmou que estava preocupado com o futuro das instituições que sofreriam o corte. “Os investimentos em educação são prioritários. Portanto, viemos aqui para defender que nossas universidades e institutos federais não sejam prejudicados”, afirmou o deputado durante a reunião. Ainda segundo o parlamentar, o ministro teria dito a ele que os cortes poderão “ser reavaliados”, caso houvesse melhorias nas contas públicas.

Nesta semana, o Tempo Novo noticiou que, por meio das redes sociais, o deputado federal parecia amenizar os cortes na área da Educação, anunciados pelo Governo de Jair Bolsonaro (PSL). Em seu Facebook, Vidigal declarou que não se trataria de “corte de despesas, e sim, contingenciamento” e que teria recebido essa garantia do próprio ministro da Educação, Abraham Weintraub, que é o responsável direto pela polêmica medida.

Mas de acordo com a assessoria de comunicação do parlamentar, Vidigal não amenizou a medida ao caracterizar a redução de repasses como “contingenciamento” e reafirmou que está muito preocupado com a saúde financeira das instituições de ensino e o rebatimento que essa política pode ter na oferta e na qualidade do ensino no Brasil.

Entenda os cortes do Governo Bolsonaro

Toda a polêmica dos cortes do Governo Bolsonaro começou quando o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou que iria cortar 30% das universidades federais, que estariam, segundo ele, provendo “balbúrdia”. “Universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas”, disse o ministro

Na ocasião, o ministro acusou de promover “balbúrdia” a UnB (Universidade de Brasília), a UFBA (Universidade Federal da Bahia) e a UFF (Universidade Federal Fluminense), e que os cortes seriam apenas nessas instituições.

Após a polêmica gerada e acusações de perseguição contra as instituições, o Ministério da Educação disse que não realizaria o corte apenas nas universidades que “promoveriam balbúrdia”, mas que o contingenciamento seria em todos os institutos e universidades federais.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

15 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

15 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

15 horas atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

16 horas atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

1 dia atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

2 dias atrás