Categories: Política

Vidigal pressiona ministro, que diz poder “reavaliar” cortes na Educação

Deputado se reuniu a Ministro da Educação e cobrou explicações sobre cortes. Foto: Gabriel Almeida

Após a polêmica gerada pelo Governo Bolsonaro ao anunciar que o corte de 30% na Educação que irá afetar diretamente as universidades e institutos federais, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) cobrou explicações sobre as medidas ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, e adiantou que os cortes podem ser “reavaliados”, segundo teria informado o ministro.

Em reunião realizada com o ministro, Vidigal afirmou que estava preocupado com o futuro das instituições que sofreriam o corte. “Os investimentos em educação são prioritários. Portanto, viemos aqui para defender que nossas universidades e institutos federais não sejam prejudicados”, afirmou o deputado durante a reunião. Ainda segundo o parlamentar, o ministro teria dito a ele que os cortes poderão “ser reavaliados”, caso houvesse melhorias nas contas públicas.

Nesta semana, o Tempo Novo noticiou que, por meio das redes sociais, o deputado federal parecia amenizar os cortes na área da Educação, anunciados pelo Governo de Jair Bolsonaro (PSL). Em seu Facebook, Vidigal declarou que não se trataria de “corte de despesas, e sim, contingenciamento” e que teria recebido essa garantia do próprio ministro da Educação, Abraham Weintraub, que é o responsável direto pela polêmica medida.

Mas de acordo com a assessoria de comunicação do parlamentar, Vidigal não amenizou a medida ao caracterizar a redução de repasses como “contingenciamento” e reafirmou que está muito preocupado com a saúde financeira das instituições de ensino e o rebatimento que essa política pode ter na oferta e na qualidade do ensino no Brasil.

Entenda os cortes do Governo Bolsonaro

Toda a polêmica dos cortes do Governo Bolsonaro começou quando o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou que iria cortar 30% das universidades federais, que estariam, segundo ele, provendo “balbúrdia”. “Universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas”, disse o ministro

Na ocasião, o ministro acusou de promover “balbúrdia” a UnB (Universidade de Brasília), a UFBA (Universidade Federal da Bahia) e a UFF (Universidade Federal Fluminense), e que os cortes seriam apenas nessas instituições.

Após a polêmica gerada e acusações de perseguição contra as instituições, o Ministério da Educação disse que não realizaria o corte apenas nas universidades que “promoveriam balbúrdia”, mas que o contingenciamento seria em todos os institutos e universidades federais.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Comunicado – 05/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 05-11-2024Baixar

4 horas atrás

Opinião | Projeto moderniza eleição na Câmara da Serra e evita “sessão de horrores” como a de 2017

Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…

4 horas atrás

Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717

O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…

4 horas atrás

Dez horas de muito forró em Jacaraípe com os paulistas do grupo Balaio e convidados

Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…

4 horas atrás

Nova Orla de Jacaraípe será entregue no verão: praia terá mirante, parques e academias

A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…

5 horas atrás

Raimundos traz turnê de 30 anos de carreira a Vitória em dezembro

Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…

5 horas atrás