O TEMPO NOVO entrevistou o prefeito eleito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT). Durante a conversa, que durou aproximadamente 45 minutos, ele apresentou suas ideias e projetos para os próximos quatro anos da Prefeitura da Serra. A reportagem decidiu fatiar a entrevista em várias matérias para facilitar a visualização do conteúdo ao leitor. Nesta, trataremos sobre o bem estar animal e castração de cães e gatos.
Vidigal lembrou que em 2012, quando ainda era prefeito da cidade, implantou no Centro de Controle de Zoonozes (hoje Vigilância Ambiental em Saúde), o Centro Cirúrgico para Controle de Natalidade Animal que na ocasião, realizava entre 80 a 100 cirurgias/mês.
“Fizemos até um Centro Cirúrgico no Centro de Controle de Zoonozes, mas qual era a estratégia da época? Era fazer o que Vitória fez, fazer o credenciamento de clínicas particulares, e a Prefeitura criar um quantitativo para atender essa demanda de castração de animal de pequeno porte, já que a nossa estrutura não tem condição de atender a demanda que a cidade tem”, destacou.
O prefeito eleito disse ainda que a pandemia vai ampliar muito mais o número de animais de pequeno porte na rua, assim como também o número de população em situação de rua de uma forma geral. Ele disse que sua proposta é implantar o castramóvel, assim como continuar com a proposta de castração em clínicas particulares.
Segundo estimativas, a Serra possui cerca de 75 mil animais, destes estima-se que 20% estão em situação de rua, o que dá cerca de 15 mil animais sem dono vagando pelas ruas da cidade, sofrendo todo o tipo de maus-tratos e abandono.
“A proposta do credenciamento de clinicas particulares continua. A outra é que eu coloquei emendas para que a Prefeitura pudesse também ter unidade móvel. Eu creio que nós não podemos descartar o credenciamento com as clinicas particulares, que ao mesmo tempo você fortalece a economia local e também reduz uma demanda que é muito grande de atendimento aos animais de pequeno porte”.
Vale lembrar que a Serra iniciou no último dia 21 de outubro a castração de animais de pequeno porte, cães e gatos. As cirurgias são realizadas atualmente em clínicas particulares que fizeram cadastro via chamamento público.
Três clínicas fazem as castrações com capacidade de castrar 100 animai por semana, segundo a Prefeitura da Serra.
De acordo com estimativas, a Serra possui cerca de 75 mil animais, destes estima-se que 20% estão em situação de rua, o que dá cerca de 15 mil animais sem dono vagando pelas ruas da cidade, sofrendo todo o tipo de maus-tratos e abandono.
Cadastro de castração
Se você é morador da Serra, as inscrições para castração gratuita de cães e gatos ainda estão sendo realizadas.
Para se inscrever, o responsável pelo animal, que tem que ser obrigatoriamente morador da Serra, deve fazer o cadastro por meio do portal: http://gti.serra.es.gov.br/vas/ e também pelos telefones: (27) 3281-7721 / (27) 3338-9907, informando os dados pessoais e dos animais que estão sob sua guarda como, por exemplo, espécie, raça, sexo, idade, porte, peso, cor e nome.
Após o cadastro e a triagem feitas pela Secretaria de Saúde da Serra, será agendado com o tutor ou responsável pelo animal o dia para receber orientações sobre posse responsável e sobre o procedimento cirúrgico, e apresentar a documentação necessária.
Para participar, o tutor dos animais deve ser obrigatoriamente maior de 18 anos. Também serão priorizadas, conforme edital publicado pela prefeitura, famílias de baixa renda, comprovadas no Número de Inscrição Social (NIS), e residentes em áreas com maior número de notificação de casos de agressão animal, zoonoses e densidade populacional de animais. Além disso, os animais devem possuir idade mínima de sete meses e máxima de oito anos.