Categories: Notícias

Vidigal quer municipalizar orlas para impedir demolição de quiosques e melhorar turismo

Reunião no gabinete de Vidigal sobre possibilidade de municipalizar gestão de orlas da Serra. Foto: divulgação.

Em território nacional, as praias pertencem à União, e a gerência do uso privado do território da orla é feita pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU). No entanto, a Serra que possui extensa faixa litorânea, quer que suas orlas sejam municipalizadas para aperfeiçoar a administração desses espaços, trazendo benefícios à população local e aos visitantes do Litoral, além de incrementar o turismo.

Quem confirmou a informação foi o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, que na última quarta-feira (28), recebeu em seu gabinete a visita do superintendente da SPU, Mauro Pavão. De acordo com Vidigal na pauta, esteve a possibilidade de municipalização da gestão da orla da Serra, que segundo ele, é “uma oportunidade para planejar e efetivar o desenvolvimento sustentável destas áreas”.

Em março de 2020, os quiosqueiros da Serra foram pegos de surpresa com uma ordem da SPU de interdição e demolição dos quiosques de Jacaraipe, os proprietários dos estabelecimentos reagiram e fecharam a ponte do balneário em protesto. Na época a Prefeitura da Serra conseguiu barrar judicialmente e não cumpriu a ordem de demolição. No entanto, esse ‘fantasma’ continua a assombrar quiosqueiros, que dependem dessa atividade para se sustentar.

A possibilidade de transferência de gestão de orlas e praias aos municípios foi regulamentada pela Portaria 113/2017, da SPU, autorizada pela Lei 13.240/2015. A transferência se dá por meio da manifestação dos municípios e, posteriormente, de um contrato onde a União delega toda a gestão, ou seja, todo o ordenamento urbanístico das orlas para os municípios, que incluem a faixa de areia e os calçadões. Atualmente, na Serra, os quiosques são proibido de até colocar cadeiras nas praias para atender clientes.

Ao assinar termo de adesão, os municípios passam a ser responsáveis por autorizar e firmar contratos de permissão de uso e cessão de uso nas praias, inclusive para exploração econômica. As prefeituras também passam a ser responsáveis pela fiscalização do uso inadequado da orla.

Balneários famosos no Brasil já são geridos sob esse formato, como Santos (SP), Balneário Camboriú (SC), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Angra dos Reis (RJ), Ilhéus (BA), Recife (PE) e Guarujá (SP), entre outros.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Serra vai aumentar salário dos professores e pagar retroativo do piso

A Prefeitura da Serra vai aumentar o salário dos professores e pagar retroativo do piso nacional. Crédito: Divulgação A Prefeitura…

2 minutos atrás

Morada de Laranjeiras celebra 28 anos com shows gratuitos, gastronomia e muita diversão

O aniversário de 28 anos de Morada de Laranjeiras terá três dias de agenda com shows musicais, entre eles, o…

43 minutos atrás

Caminhada diária de 7 mil passos ajuda a prevenir 13 tipos de câncer, revela estudo

Uma caminhada de um total de 7 mil passos equivale a cerca de 3 quilômetros, o que dura aproximadamente 30…

2 horas atrás

Servidor morre em acidente grave de moto na Serra

O servidor de 46 anos morreu durante o acidente grave. Crédito: Divulgação Um servidor da Secretaria de Estado da Justiça,…

2 horas atrás

Prazo para evitar cancelamento do título de eleitor termina hoje

Termina hoje o prazo para regularizar o título de eleitor. Foto: Divulgação Termina nesta segunda-feira (19) o prazo para que mais…

16 horas atrás

Porto de Praia Mole vai exportar petróleo e Serra será beneficiada com 30% dos royalties

Novo Porto de Praia Mole vai exportar petróleo e beneficiar a Serra. Crédito: Divulgação Com o crescimento acelerado da produção…

16 horas atrás