A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento e desenvolvimento para atender às necessidades de uma população que segue crescendo rapidamente. Com isso em mente, as próximas duas décadas do município da Serra serão tema de um planejamento que terá início em maio.
O prefeito Sergio Vidigal já havia adiantado que pretendia formular um amplo estudo que norteará as ações municipais para as próximas décadas, assim como já fez em duas ocasiões distintas no passado, que subsidiaram ideias, perspectivas e ações concretas.
A elaboração do planejamento envolve uma parceria entre a Prefeitura da Serra e a Associação de Empresários da Serra (Ases). O Plano Estratégico de Longo Prazo Serra 2024-2044 será lançado na próxima terça-feira, dia 7, às 9 horas, no auditório do Hotel Serra Grande e será aberto ao público. Esta prática deve ser a primeira de muitas reuniões amplificadas que ocorrerão nos próximos meses.
Os trabalhos serão realizados pela empresa Macroplan, com previsão de seis meses de duração. Trata-se de uma das mais experientes empresas brasileiras de consultoria em cenários prospectivos, administração estratégica e gestão orientada para resultados. Entre seus clientes, estão diversas multinacionais, além de governos estaduais, municipais e o governo federal.
No evento de lançamento, serão apresentados o cronograma e o plano de trabalho. Entre os objetivos específicos do Plano Estratégico estão a elaboração de um documento para o planejamento considerando a realidade local, o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências e o alinhamento de estratégias com as agendas em nível estadual, nacional e internacional, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
‘Através de um processo amplo e participativo, vamos construir uma visão de futuro para a Serra. Este plano é fundamental para garantir que a Serra seja um lugar cada vez melhor para se viver, trabalhar e investir’, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Ricardo Pandolfi.
Como parte do trabalho, serão realizados estudos, levantamentos de dados, mapeamento de marcos legais e análise da evolução do desenvolvimento da Serra na última década, além de um plano de ação para os próximos 20 anos.
Atualmente, diversas obras e avanços já consolidados começaram a ser pensados através dos planejamentos de longo prazo realizados no passado, entre os quais a própria Rotatória do Ó, o Binário da Norte-Sul e o Hospital Materno Infantil. Por isso, a ação é considerada estratégica para reposicionar a Serra em um cenário de profundas mudanças em infraestrutura rodoviária e de perfil populacional.
Esse cenário é ainda mais importante considerando a recente inauguração do Contorno do Mestre Álvaro e da construção do Contorno de Jacaraípe, que podem atrair investimentos em ocupação urbana industrial e de negócios para a faixa oeste da Serra, local que é pouco povoado. Além disso, deve constar nos estudos a terceira estrada ligando Serra e Vitória, passando pelo litoral pelas áreas da Vale.
Carro pegou fogo na avenida da Serra. Crédito: Divulgação Um carro capotou e pegou fogo após o motorista avançar o…
Foto: Divulgação/Sedu-ES Os estudantes que participaram da etapa de pré-matrícula da Chamada Pública Escolar 2025 devem ficar atentos aos prazos…
O Estado, através da Secretaria de Educação, abriu concurso público de nível médio para secretário escolar e o salário ofertado…
O Governo Federal recuou e desistiu de nova fiscalização dos pagamentos feitos por PIX. Crédito: Divulgação O secretário da Receita…
Motocicleta apreendida durante a operação. Foto: Divulgação Com o objetivo de desarticular um esquema de adulteração de veículos automotores na…
Uma simples coceira num gato da raça Sphynx pode significar uma dermatite tipo urticária pigmentosa. Crédito: Freepik Muitas doenças podem causar…