A obra da Rotatória do Ó é sem dúvida uma das mais importantes da Serra e vai dinamizar a região da Grande-Laranjeiras, que faz intercessão da porção litorânea com a parte continental do município (ES-010 x BR-101), entretanto, o impacto da obra na mobilidade urbana da região tem sido foco de preocupação das comunidades vizinhas, especialmente diante da temporada de chuvas que promete se estender até dezembro.
Em entrevista concedida ao Jornal TEMPO NOVO, o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal afirmou que a Prefeitura vai mexer no fluxo de trânsito para facilitar o tráfego de quem vem pela av. Paulo Pereira Gomes, (Morada de Laranjeiras) em direção a Parque Residencial Laranjeiras.
Segundo Vidigal, em três semanas a Prefeitura vai finalizar a obra para abrir uma agulha viária lateral à sede dos Correios e permitir que motoristas sigam em direção a Laranjeiras sem precisar fazer a conversão a direita na rua Geraldo Del Puppo (rua da Perfilados Rio Doce). Com isso, não haverá mais a necessidade do atual contorno em frente a na Biancogrês na Avenida Talma Ribeiro Rodrigues. Espera-se que essa mexida diminua o tempo de viajem para acesso a Laranjeiras pela av. Paulo Pereira Gomes.
“Estamos buscando alternativas para diminuir o impacto. Hoje na Rotatória do Ó passa, em média, 35% de todo o tráfego do município da Serra. O impacto é inevitável e as chuvas potencializaram essa dificuldade. A previsão é que a empresa responsável pela obra comece a colocar as estacas e daqui a três semanas, vai ter uma agulha nova para abrir o desvio que foi feito pela Geraldo Del Puppo”, disse.
Na prática, essa agulha viária será naquele espaço onde antigamente ônibus de auto-escolas ficavam estacionados para treinamento dos alunos. Localiza-se logo após a nova sede dos Correios.
De acordo com Vidigal, o receio é que a mexida atrapalhe o fluxo de carros no sentido contrário (Laranjeiras x Jacaraípe pela av. Talma) e por isso equipes da engenharia de trânsito da Prefeitura ainda irão fazer estudos para avaliar a inserção de um semáforo.
“Temos receio de que isso possa aumentar o congestionamento no sentido oposto; nesse modelo, talvez, teremos que implantar um semáforo, mas antes é necessário que a engenharia estude muito o caso”, disse. O Prefeito ainda confirmou que será feita emergencialmente um trabalho de recuperação asfáltica nas ruas 2B,3B e Holdercim, que estão sendo utilizadas como rota de desvio para quem vem da av. Talma Ribeiro Rodrigues em direção a Laranjeiras.
Primeiro acesso direto da Rotatória do Ó liberada em março
Vidigal disse ainda que está previsto para março a liberação total do trecho Laranjeiras x Morada/Jacaraípe. “A previsão, se tudo correr bem, a chuva não atrapalhar, deve ficar pronto o primeiro acesso direito, com isso vamos liberar a Rotatória, e esse trânsito vai passar a fluir melhor”, afirmou.
A Fortlev abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas. Crédito: Divulgação…
A dirofilariose canina, também conhecida como "verme do coração", é uma doença parasitária grave que afeta os cães. Crédito: Freepík…
Quando pensamos em alimentos industrializados, é comum associá-los a uma alimentação não saudável, rica em conservantes, sódio e açúcares. Crédito:…
Previsão é de sol na Serra para o final de semana. Após muitos dias com o tempo instável, seja nublado…
Os motociclistas continuam sendo os mais vulneráveis no trânsito capixaba: dos 973 mortes registradas em 2024, 498 foram de motociclistas…