Categories: Meio Ambiente

Vidigal promete vigiar poluição do ar, ampliar reservas ambientais e revisar PPP do esgoto

Atualmente deputado federal, Sérgio Vidigal já foi prefeito da Serra por três mandatos: De 1997 a 2004 e de 2009 a 2012. Foto: Divulgação/Assessoria

Com a bagagem de já ter sido prefeito três vezes da Serra Sérgio Vidigal (PDT) volta a disputar o comando do executivo municipal e traz em seu programa de governo protocolado no TRE uma série de propostas para a gestão ambiental da cidade.

Uma delas é ampliar a coleta seletiva e reciclagem do lixo, buscando parcerias com associações de catadores e outras entidades do terceiro setor. Outra proposta é a de articular com governo do Estado a implantação de estações de monitoramento da qualidade do ar em todas as regiões da cidade. Atualmente só há estações em Laranjeiras, Carapina e Cidade Continental.

Vidigal também promete reduzir burocracia para emissão de licenças ambientais e revisar o Código Municipal de Meio Ambiente. Seu programa diz que este segundo item é para dar mais segurança jurídica. Promete ainda investir na qualificação do corpo técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Outro item do programa prevê maior participação da Serra nas instâncias estaduais e intermunicipais de gestão dos rios que abastecem a cidade. Propõe também incentivos a produtores rurais que preservam nascentes e cursos d’água no território serrano. Diz que o município irá recuperar nascentes e áreas degradadas.

Vidigal também promete maior controle sobre o uso de água subterrânea e incentivo a quem implantar sistema de reuso. Em relação ao esgoto, propõe revisão da Parceria Público Privada (PPP) entre Cesan e Ambiental Serra para estabelecimento de metas aferíveis semestralmente e maior controle social da PPP.

O programa traz ainda a promessa de mais investimento em educação ambiental. Prevê incentivos fiscais para empreendimentos ligados à economia verde, como as de fontes energéticas alternativas. E o fomento à inovações no setor de produtos e serviços ambientais para geração de emprego e renda.

Por fim, promete recuperar e ampliar as reservas ambientais da cidade. E criar novas.

Esta é a sétima reportagem da editoria de Meio Ambiente sobre as propostas dos candidatos a prefeito da Serra para o setor. A publicação vem respeitando a ordem alfabética dos postulantes à chefia do executivo municipal. A íntegra do programa de governo de Vidigal e dos demais candidatos pode ser conferida aqui.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

8 minutos atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

23 minutos atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

32 minutos atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 hora atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

17 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

19 horas atrás