Thiago Albuquerque
O friozinho do inverno capixaba traz com ele alguns prazeres. Dentre eles, as bebidas e comidas que as pessoas gostam de apreciar mais nessa época. Na Serra grupos de amigos se juntam para confraternizar e claro, degustar deliciosos comes e bebes quando a temperatura cai.
É o que faz o casal Aldenira de Sousa e Elicesar Oliveira de Alvarenga, moradores de Eldorado. Eles aproveitaram a chegada do vento sul e também do inverno na última quarta-feira (21) à noite para receber as amigas Cláudia Vitória Ferrari e Simone Cardoso. Foi uma farra gastronômica.
“Nessa época de mais frio, nos reunimos sempre com a nossa turma e preparamos caldos deliciosos como o de feijão e pela égua. Nesse último encontro foi a vez do bobó de camarão e, claro, não pode faltar um bom vinho”, conta Aldenira.
Ela destaca também que prioriza as reuniões com os amigos em casa. “Nos dias de hoje, por conta da segurança, fazer a reunião casa é a pedida certa”, pondera.
Já com uma tradição mais mineira, Camila Silva, de Mata da Serra, conta quais delícias gosta de comer e beber nessa época do ano. “Aqui em casa convido amigos para se juntar à minha família. A canjiquinha e o angu com carne moída e queijo minas é sempre a melhor pedida. Para beber e ajudar a esquentar, faço um quentão e as vezes, uma degustação com cachaça de vários sabores”, revela.
Seguindo uma tradição de outro país, a Itália, Guilherme Tessarolo de Laranjeiras, gosta muito do famoso capeletti, servido na deliciosa sopa agnolini. “É uma delícia e esquenta bastante o copo e acompanhando de um vinho tinto leve, que é uma combinação boa para sopas, fica maravilhoso. De sobremesa, o fondue de chocolate não pode faltar”, lembra.