smobile
[secondary_title]

Vírus pelo WhatsApp

- PUBLICIDADE-

Por ser o programa de troca de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo (600 milhões de usuários) e também por ser multiplataforma (iPhone, iOS, Android), o WhatsApp tem sido alvo de hackers que invadem os smartphones e monitoram conversas dos usuários que utilizam o aplicativo.

A maioria dos programas maliciosos utilizados pelos hackers permite ler mensagens de texto, verificar vídeos e imagens compartilhadas, visualizar o nome e número dos contatos e gerar registros de hora e data de todas as conversas.

Além de enviarem armadilhas virtuais para os usuários instalarem (sem saberem) os programas espiões, os cibercriminosos também interceptam as conversas na Internet.

Por conta disso, os responsáveis pelo WhatsApp já implementaram, na nova versão do aplicativo, a utilização de criptografia, mas somente para plataforma Android e nas conversas individuais. As outras plataformas e as conversas em grupos ainda não possuem esse recurso de segurança.

Para diminuir a possibilidade de uma invasão e um possível monitoramento, é fundamental possuir um bom software antivírus instalado no aparelho, e mantê-lo atualizado. Mas por si só ter um antivírus não resolve, pois os cibercriminosos muitas vezes induzem as vítimas a concordarem com a instalação do programa espião, ignorando o alerta do antivírus.

Todas as conversas com informações que possam comprometer a vida pessoal, profissional, a reputação e a segurança do usuário devem ser deletadas. Devemos sempre considerar que a perda ou a invasão do aparelho deixarão essas informações vulneráveis.

As conversas devem ser apagadas utilizando os próprios recursos do aplicativo, mas é bom que se saiba que é possível recuperar tanto as conversas, quanto imagens e vídeos.

Mesmo após serem deletados esses dados ficam armazenados na memória do dispositivo, mas ignoradas pelo sistema. Com utilização de programas de forense computacional é possível recuperar essas informações. Por isso é aconselhável utilizar outros recursos de eliminação definitiva de dados.

Um bom final de semana a todos e até o próximo encontro.

Eduardo Pinheiro Monteiro – Especialista em Internet e Crimes Virtuais.  E-mail: eduardo.virtual@hotmail.com

 

Comunicado – 08/07/2025

publicidade legal - 08-07-2025Baixar

Serra lança livro de colorir com pontos turísticos e faz sucesso com as crianças

Uma nova forma de apresentar a Serra às crianças está ganhando destaque: o “Serra Goodies”, um livro de colorir criado especialmente para retratar os...

Psicoterapia ainda é tabu?

Fazer terapia já foi visto, durante muito tempo, como algo restrito a “loucos” ou “gente fraca”. Hoje, esse estigma diminuiu — mas não desapareceu....

Leilão da Caixa oferta 2 mil imóveis com lances a partir de R$ 6 mil

O leilão da Caixa oferece casas e apartamentos com lances iniciais de R$ 6 mil em todo o Brasil. No ES, tem opções na Serra e em Vila Velha.

Com vitória sobre Jack Rocha, Coser retoma força no PT capixaba

O deputado estadual João Coser deve voltar à Presidência do PT capixaba, e comandará a legenda pelos próximos quatro anos. O resultado do Processo...

Comunicado – 07/07/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 07-07-2025 - 3ª ediçãoBaixar

Estado abre 4 mil vagas de cursos de faculdade gratuitos; se inscreva agora

Faculdade de graça: veja como se inscrever nos cursos superiores gratuitos. São mais de 4 mil vagas abertas no Estado.

Câmara da Serra propõe Comenda em homenagem ao Pastor Gedelti Gueiros

O falecimento do pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Maranata, causou comoção entre fiéis e autoridades capixabas. Após o Governo do Estado decretar luto...

Cervejaria da Serra inova e lança a 1ª Pilsen Low Carb e sem glúten da Grande Vitória

A Cervejaria Incrível, em Bicanga, na Serra, acaba de inovar mais uma vez e lançar a primeira Pilsen Low Carb Artesanal da Grande Vitória....
...