O município de Vitória vai analisar, em laboratório, amostras dos peixes que apareceram mortos na tarde da última terça-feira (17) em Camburi. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura da capital, o objetivo é descobrir as causas da mortandade. Assim que tiver o resultado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), prometeu divulgá-lo, mas não deu previsão de data.
A mortandade foi registrada na altura do bairro Jardim da Penha e chamou a atenção de quem passava por lá. Nas redes sociais o assunto também ganhou repercussão. Segundo a Semmam, havia na areia da praia cerca de 100 peixes.
Também foram ao local os técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). De acordo com a assessoria de imprensa do Iema, não foi notado combustível, minério ou outro produto químico na água. O órgão acrescentou que a responsabilidade pela retirada dos animais da praia é da prefeitura de Vitória.
Um dos cartões postais do estado, a Praia de Camburi ficou famosa nas últimas quatro décadas pela poluição que sofre. Tanto de esgoto doméstico, através do Canal da Passagem e do córrego Camburi, quanto pelos resíduos industriais da Vale em Tubarão. Notadamente na porção norte da Praia, onde há minério de ferro na areia e também no fundo do mar.
A mineradora inclusive tem até o final do mês para apresentar um projeto de retirada do minério das areias da praia. Outro impacto importante nas águas do mar em Camburi estão associados ao tráfego de navios e a carga/descarga dos mesmos no Porto de Tubarão, administrado pela Vale.