Serra, 24 de novembro de 2017

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 18 de outubro de 2017 às 16:05

Vitória manda peixes a laboratório para saber causas de mortandade em Camburi


Em 21 de julho de 2015 também houve mortandade de peixes em Camburi. Foto: Divulgação / Paulo Moreira

O município de Vitória vai analisar, em laboratório, amostras dos peixes que apareceram mortos na tarde da última terça-feira (17) em Camburi. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura da capital, o objetivo é descobrir as causas da mortandade. Assim que tiver o resultado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), prometeu divulgá-lo, mas não deu previsão de data.

A mortandade foi registrada na altura do bairro Jardim da Penha e chamou a atenção de quem passava por lá. Nas redes sociais o assunto também ganhou repercussão. Segundo a Semmam, havia na areia da praia cerca de 100 peixes.

Também foram ao local os técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). De acordo com a assessoria de imprensa do Iema, não foi notado combustível, minério ou outro produto químico na água. O órgão acrescentou que a responsabilidade pela retirada dos animais da praia é da prefeitura de Vitória.

Um dos cartões postais do estado, a Praia de Camburi ficou famosa nas últimas quatro décadas pela poluição que sofre. Tanto de esgoto doméstico, através do Canal da Passagem e do córrego Camburi, quanto pelos resíduos industriais da Vale em Tubarão. Notadamente na porção norte da Praia, onde há minério de ferro na areia e também no fundo do mar.

A mineradora inclusive tem até o final do mês para apresentar um projeto de retirada do minério das areias da praia. Outro impacto importante nas águas do mar em Camburi estão associados ao tráfego de navios e a carga/descarga dos mesmos no Porto de Tubarão, administrado pela Vale.




O que você acha ?

Você é a favor do estacionamento Rotativo em Laranjeiras e Serra Sede?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por