Categories: Notícias

Vitrine e decoração de loja fazem a diferença nas vendas

Por Ayanne Karoline

Comércio forte. Atenção com o cliente motiva lojas e vitrines cada vez mais bem cuidadas, como a Maisa Boutique

Há tempos os serranos não precisam mais ir a outras cidades para suas compras de Natal. Muitas lojas trazem novidades e promoções buscando atrair os clientes. Porém, o segredo pode estar na organização do ambiente, desde a vitrine até o interior. Estudos realizados pelo Sebrae, mostram que um bom visual de loja pode aumentar as vendas em até 40%.

Para quem pensa que melhorar a imagem da loja é preciso gastar muito, está enganado.  A consultora do Sebrae/ES, Rosimeire Martins, orienta que cuidados básicos como manter a loja limpa, organizada, com aroma agradável e até mesmo com itens arrumados de forma diferente, pode fazer grande diferença.

Quem puder investir um pouco mais, deve apostar num visual bem elaborado, que harmonize iluminação adequada com cores e objetos expostos. “Tudo isso agregado com zelo, uma boa limpeza e equipe treinada, com certeza encantará o cliente e o fará comprar”, destaca Rosimeire.

A equipe de vendedoras da loja Dorata Moda Feminina, que fica na Avenida Central de Laranjeiras, estudou o estilo da loja e a ocasião antes de decidir o que fazer para a vitrine de Natal. “Como sabemos que os looks de fim de ano são ricos em detalhes e com muitos acessórios, demos uma moderada nos enfeites natalinos para não pesar na decoração. Apostamos em itens na cor dourada”, conta a vendedora Talita Silva de Moura.

Cuidados

Mas na hora de decorar é preciso estar atento para não exagerar, principalmente quando se trata de vitrine de loja. Um exemplo dado por Rosimeire é evitar objetos em excesso na vitrine, limitando o espaço apenas para itens que desperte o interesse do cliente.

Outro ponto, que muitas vezes é ignorado, é a sonorização. “Se sua loja utiliza recurso sonoro, cuidado. O volume não deve interferir no diálogo do cliente com atendente. Se possível também evite músicas melancólicas, que remetam lembranças desagradáveis”, indica. 

Dicas

Fachada – É ela que envia a mensagem inicial para o público, convidando-o a se aproximar (ou não). Deve ser pintada periodicamente e a escolha de cores, luminosos e letreiros, precisa ser feita com critério, sem excessos.

Vitrine – Deve ser renovada constantemente sem muitos objetos expostos. A ideia é mostrar o que o estabelecimento tem de melhor.

Interior – Uma boa iluminação torna o ambiente aconchegante, valorizando o local e os produtos expostos.

Móveis – Não podem ocupar mais do que 40% do espaço e nem representar obstáculos para que as mercadorias sejam observadas e para a circulação no local.

Fonte: Sebrae

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Comunicados – 24/02/2025

publicidade legal - 24-02-2025Baixar

3 minutos atrás

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

16 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

20 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

20 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

23 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

24 horas atrás