Neste calor, nada melhor que sombra e água fresca. Mas nas cidades é cada vez mais difícil encontrar um lugar à sombra, especialmente se for de uma árvore. É com o intuito de ampliar as áreas revegetadas da cidade que o viveiro de mudas do Horto Municipal, localizado na Serra-sede, deve ser revitalizado nos seus trabalhos para ampliar o atendimento a moradores e comunidade, como ir até o local pegar mudas. E o melhor, gratuitamente.
Criado em 1977 com o objetivo de criar mudas para atender às áreas verdes do município, neste ano o Horto estará em processo de revitalização, assim como o Parque Botânico.
Segundo Felipe Ramos, biólogo e funcionário do local, apesar do pouco investimento que recebera nos últimos tempos, alguns projetos foram desenvolvidos. “Ano passado, mesmo com poucos funcionários, conseguimos desenvolver em parceria com escolas alguns projetos de educação ambiental com ajuda das crianças na criação e plantio de mudas”, conta.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho, serão investidos cerca de R$ 250 mil na revitalização do Horto Municipal e do conjunto do Parque Botânico, numa área total de 170 mil m². As melhorias estão previstas para o primeiro semestre deste ano.
“Nosso objetivo é humanizar o local para uso tanto das comunidades do entorno quanto das demais. Vamos ampliar a produção de mudas, criar um bromeliário com espécies do Mestre Álvaro para reintroduzir nele e fazer uso desse espaço para trabalhar a educação ambiental”, diz Andreia.
Além das melhorias no viveiro de mudas e no espaço do Parque Botânico, o serviço de distribuição de mudas à comunidade para arborização da cidade e recuperação da mata ciliar dos rios também será ampliado. “Hoje a população preenche um cadastro e pega as mudas gratuitamente. Ampliaremos esse serviço, mas sempre dando apoio técnico onde as mudas doadas serão adequadas ao local de plantio”, afirma Andreia.
Quem quiser, pode se dirigir ao viveiro e preencher um formulário para pegar mudas gratuitas no local. O telefone do horto é 3251-5878.