Categories: Amar é o Bicho

Você conhece o olho de cereja em cães?

O olho de cereja é uma patologia que algumas raças de cães têm predisposição de desenvolver. Algumas dessas raças incluem Shar Pei, São Bernardo, Boston Terrier, Lhasa Apso, Bulldog, shih-tzu beagles, etc .. Entretanto qualquer cão, independentemente da idade ou do sexo ou raça pode desenvolver olho de cereja.

O que é  olho de cereja em cães?

Baseia-se na condição em que o animal sofre de um prolapso da glândula da terceira pálpebra. Existem três pálpebras, a superior, inferior e a terceira pálpebra. A terceira pálpebra não é normalmente vista e funciona como um limpador para proteger o olho de corpos estranhos (poeira, areia, etc..) quando esta terceira pálpebra salta, evidencia-se como uma massa de tecido avermelhado no canto do olho.

Esse problema ocorre dentro de um ano de vida do cão, não sendo uma regra. Geralmente ocorre devido à fragilidade do tecido conjuntivo em torno da glândula da terceira pálpebra. Esta glândula começa a se movimentar-se e com isso ocorre irritação local e inchaço, a secreção mucosa e a terceira pálpebra tornam-se sangrenta, ulcerada e levar a conjuntivite no cão.

Causas

Este problema ocular nos cães é pensado para ser uma condição hereditária. Entretanto, estudos ainda não estão muito claros na parte genética. Acredita-se que pode ser devido à fragilidade dos tecidos conjuntivos do olho. Estes tecidos permitem a glândula a afastar-se da sua posição correta, ou seja, o prolapso da glândula. Isto promove irritabilidade e inflamação. A glândula torna-se propensa a infecções bacterianas secundárias que leva a outros problemas patológicos da terceira pálpebra e às condições do duto.

Sintomas e sinais observados

  • Massa vermelha ou tecido róseo oval que se projeta a partir do canto do olho para o focinho.
  • Olhos lacrimejantes
  • Situação conjuntiva inflamada
  • O cão tenta limpar com pata o olho às vezes e acaba lesionado ainda mais, podendo ter além do problema atual, lesões em córnea.
  • Miasses em região dos olhos, podendo levar o cão a perder o globo ocular.

Tratamento

O cirurgião veterinário pode tentar mover a glândula na sua posição anatômica. Existem várias outras cirurgias que ajudam a corrigir o problema. Algumas vezes, a remoção completa da glândula é feita. No entanto, esta é evitada na maioria dos casos, uma vez que promove o olho seco em cães.

Por Thiago Oliveira do Nascimento

Médico Veterinário CRMV 1745/ES

Contato: (27) 99773-6166

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Racha de motos e barulho infernal tiram o sono de moradores em bairro nobre da Serra

Racha de motos e barulho infernal estão tirando o sono de moradores em bairro nobre da Serra. Crédito: Divulgação Fim…

54 minutos atrás

Principais parasitas intestinais em felinos (parte 2)

Os parasitas intestinais de felinos são comuns, especialmente em gatos que têm acesso ao ambiente externo ou que não recebem…

1 hora atrás

Comunicado – 05/02/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 05-02-2025 - 3ª ediçãoBaixar

2 horas atrás

Comunicados – 05/02/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 05-02-2025 - 2ª ediçãoBaixar

2 horas atrás

Extrabom de Jacaraípe lança ação de verão em parceria com Elma Chips e Amstel

Crédito: divulgação. O supermercado Extrabom iniciou uma nova ação voltada para o público que frequenta a orla de Jacaraípe durante…

3 horas atrás

Serra anuncia uniformes e kits de material escolar para todos os 65 mil alunos

A Prefeitura da Serra anunciou entrega de uniformes e kits de material escolar para 65 mil alunos. Crédito: Divulgação O…

3 horas atrás