Você conhece o hino da Serra? O TEMPO NOVO lançou no último dia 25 de agosto a série ‘Monumentos Históricos da Serra’ que mostra locais e patrimônios históricos da cidade. E quem já assistiu os dois primeiros episódios do Sítio Histórico de São João de Carapina e do Casarão de Balneário Carapebus notou que o vídeo é finalizado com um hino e muitos questionaram: “que música é essa?”.
O TEMPO NOVO responde: é o Hino da Serra e vamos contar um pouco da história da criação da canção que simboliza o município.
O hino foi tocado pela primeira vez em 1927 numa sessão solene realizada na gestão do prefeito Alexandre Cardoso. A informação é do livro ‘História da Serra’ de Clério José Borges.
A poesia do hino da Serra tem a letra composta pelo professor Jaime de Abreu e a música é de Manoel Xavier. Por muitos anos, o hino deixou de ser cantado. Mais tarde, foi recitado pelo maestro Antisthenes Loureiro, da Banda Estrela dos Artistas (antes chamada na década de 20 chamada de Lira Estrela dos Artistas). Atualmente, o hino é tocado em algumas sessões da Câmara de Vereadores.
Ouça o hino ⬇️
Continuando na simbologia do município, as cores da Serra são o amarelo que representa as culturas de arroz, banana, laranja, abacaxi e milho. Tem também o verde, que simboliza o principal produto agrícola até os fins da década de 20, o café. E por último, a cor branca, representando a produção do leite na pecuária do município. Informações de Clério Borges.
A simbologia da bandeira que tem três faixas: a verde, das matas locais; a branca, da paz e a azul, da do mar. Dentro da bandeira, na cor amarela, está uma letra ‘S’ que representa o clima tropical. Tem ainda na bandeira, o Mestre Álvaro, que representa as belezas da cidade e também a chaminé e engrenagem, que simbolizam progresso.
Hino da Serra
I
Nos orgulhamos desta invicta terra,
Recamada de glória e de beldade.
E havemos de fazer de nossa Serra
Um sublime rincão, linda cidade.
Estribilho
Ei, avante serranos, trabalharemos,
Confiantes num porvir mais bonançoso.
A bem da Serra, unidos, caminhemos,
Para poder alcançar viver ditoso.
II
O serrano é meu irmão sincero.
E a todos abraço sem rodeio.
Em seu seio feliz me considero,
Considero e digo sem receio.
III
Nossa Serra querida, esplendorosa.
Há de um dia alcançar o que deseja.
Confiante, prossegue esperançoso.
Conseguir no futuro o bem que almeja.
IV
Ei, avante, irmãos o que almejo.
Ser feliz, bem estar em nossa vida.
Não espero que percamos este ensejo.
De rever nossa Serra mais querida.
Sob o argumento de mais eficiência e fiscalização aprimorada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou neste mês o…
Em Manguinhos, a tradicional batucada formada por moradores locais agita o balneário até o carnaval todas as sextas-feiras. Crédito: Divulgação…
Igor Gabriel da Silva, de 19 anos, conhecido como “Menor Bolsonaro”, e Alan Carlos de Souza Elias, de 18 anos,…
O cantor Leó Lima é uma das atrações do festival de verão em Jacaraípe, neste sábado (11). O som do…
O programa prevê medidas como conscientização e acesso à vacina. Foto: Divulgação O Espírito Santo conta com a política pública…
O cantor Rômulo Tertúlia se apresenta na cervejaria nesta quinta e a programação conta ainda com degustação de petiscos e…