Você sabe porque a vacina da raiva do seu peludo é tão importante? | Portal Tempo Novo

Serra, 26 de agosto de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Amar é o Bicho

por Ana Paula Bonelli

Serra, 18 de julho de 2019 às 15:16

Você sabe porque a vacina da raiva do seu peludo é tão importante?

Por Patricia Ribeiro de Oliveira, médica veterinária da Climev Laranjeiras.


A vacina de raiva pode ser aplicada em clínica veterinária ou na Vigilância Ambiental em Saúde.  Foto: Agência Brasil

Muitas pessoas já ouviram falar de uma doença chamada raiva e não fazem ideia do quão perigosa é. E não se engane; ela não está extinta, sendo mais comum que se imagina nas regiões rurais em bovinos e equinos. A raiva é uma encefalite aguda viral que é  transmitida através de mordidas de animais doentes e ou portadores, e  se caracteriza por um quadro neurológico fatal. É  uma doença zoonótica, ou seja, é transmitida pelo animal para o ser humano, e potencialmente fatal para as pessoas. Apenas quatro pessoas infectadas pelo vírus sobreviveram no mundo todo e todas com sequelas neurológicas graves e nenhum animal conseguiu sobreviver a infecção.

Ela pode ser transmitida para cães e gatos sem vacina ou com a vacina atrasada através de brigas com animais infectados,  pelo morcego hematófago que é o portador, reservatório e transmissor do vírus, e por animais silvestres como guaxinis e gambás.  Os sintomas da raiva em animais  incluem febre,  salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental. O animal tem alterações de comportamento com agressividade excessiva.

A única forma de prevenção desta doença extremamente perigosa para os mamíferos é através da vacinação anual. Fique atento a carteirinha de vacinação do seu peludo para evitar que ele fique doente e transmita essa terrível doença a você e a seus familiares e amigos.

A vacina pode ser aplicada em clínicas particulares e também pela Prefeitura da Serra, de forma gratuita, na Vigilância Ambiental em Saúde, informações pelo telefone 3281-9288 no Controle Animal.

Por Patricia Ribeiro de Oliveira, médica veterinária da Climev Laranjeiras.




O que você acha ?

Como você avalia o trabalho da Guarda Municipal da Serra?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por