Você sabe o quanto os gatos dormem? | Portal Tempo Novo

Serra, 17 de dezembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Amar é o Bicho

por Ana Paula Bonelli

Serra, 20 de novembro de 2018 às 7:48

Você sabe o quanto os gatos dormem?


Gatos filhotes chegam a dormir até 20 horas por dia por gastar mais energia. Foto: Ana Paula Bonelli

Quanto os gatos dormem? Quem tem um felino em casa, sabe que eles costumam dormir bastante. Mas segundo um artigo do site Paixão por Gatos, os gatos dormem em média de 12 a 16 horas por dia.

E as maneiras deles dormirem é totalmente diferenciada: enrolados, esticados ou com as caudas no rosto, ninguém pode negar que os gatos são dorminhocos profissionais. Eles passam mais da metade do dia dormindo, nossos amigos felinos sempre constam na lista dos animais mais sonolentos do mundo.

Primeiramente, os gatos domesticados de hoje vêm de antepassados que viveram na natureza como predadores, com o benefício de poder desfrutar de boas horas de sono. Enquanto que os animais que eram presas  tinham que permanecer acordados, simplesmente para continuarem vivos.

Ainda assim, os padrões de sono do seu gato doméstico podem variar, de acordo com sua idade e com o seu estado de saúde. Os filhotes – assim como os bebês – precisam dormir mais, dormem até 20 horas por dia, porque gastam energia muita com assimilação, aprendizado, desenvolvimento corporal e todas as brincadeiras. Por outro lado, os gatos mais velhos começam a desacelerar por volta dos 7 anos. Com isso, precisam descansar mais, especialmente se tiverem problemas nas articulações e artrite.

Apesar dos gatos serem conhecidos por passarem muito tempo acordados durante a noite, eles são crepusculares. De modo que eles ficam mais ativos ao amanhecer e anoitecer.

Os gatos selvagens ou que vivem livres fazem a maior parte de sua perseguição á noite. Portanto, os gatos domesticados ainda têm seus instintos naturais de serem ativos nas horas do crepúsculo mesmo que suas presas estejam somente fora de casa. Sendo assim, os gatos são mais propensos a gastar tempo cochilando durante o dia com a intenção de conservar sua energia para caçar à noite. Sabemos que os gatos precisam comer várias presas pequenas para se satisfazerem, por isso precisam cochilar entre as suas caçadas.

Contudo, os gatos domesticados podem e costumam ajustar o horário de sono de acordo com a rotina do dono – de forma que dormem mais quando estão sozinhos e menos na sua presença.

Agora, se você acha que seu gato está dormindo demais, além do normal, a pedida é leva-lo ao médico veterinário para saber se ele está com algum problema de saúde.

 




O que você acha ?

Você concorda com a saída de Cuba do Mais Médicos?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por