Categories: Economia

Você sabe o que é a bandeira amarela, vermelha e verde da sua conta de luz?

As bandeiras indicam como a conta do mês está sendo tarifada. Foto: Divulgação

Ás vezes você se assusta com o preço de sua conta de luz quando o consumo é o mesmo do outro mês, mas o preço é diferente? Que tal entender o porquê?

É só ficar de olho naquelas bandeiras coloridas que vêm em sua conta de luz. Elas são as bandeiras tarifárias que indicam ao consumidor o custo da energia produzida no país. Sua presença na conta foi instituída pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e está em vigor desde janeiro deste ano.

As cores usadas são três e cada uma tem indicação diferente. A verde indica condições normais de geração de energia e que fatura não sofrerá acréscimo. A amarela que as condições de geração hídrica estão menos favoráveis e por isso a tarifa sofreu acréscimo de R$ 2,50 para cada 100 kWh consumidos.

Já a vermelha indica que a situação das águas está “preta” e que é preciso recorrer as energias térmicas, que têm custo de produção mais cara e operam por mais tempo. Nesse caso, o aumento é de R$ 5,50 a cada 100 kWh consumidos.

A bandeira que vem na conta informa a tarifa aplicada no mês anterior e independe do consumo individual. Ela só muda de acordo com as condições de operação do sistema.

Mas a presença da bandeira na conta pode indicar ao consumidor quando ele deve ter aqueles cuidados básicos para reduzir a conta de luz: banhos menores, lâmpadas acesas só nos cômodos que tem alguém, acumular roupa para lavar e passar de uma vez, e outros pequenos hábitos que deixam sua conta menor.

Cuidados com a rede na construção e reforma

Além dos cuidados para a redução da conta, o consumidor deve estar atento também à rede elétrica quando houver reforma ou construção próximo a ela, pois costumam ocorrer acidentes que causam desde queimaduras até mortes, como foi o caso do mecânico Jorge Luís, em Vila Nova de Colares, em março deste ano.

Segundo dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), dos 14 tipos de ocorrências no Brasil, a construção e manutenção predial é um dos principais motivos de acidentes. Veja alguns cuidados importantes:

•   Se a reforma ou construção forem próximas à fiação é preciso acionar a EDP e solicitar o afastamento da rede

•   Ter cuidados redobrados ao manusear vergalhões, arames, réguas de alumínio e outros materiais metálicos, para que nada toque ou mesmo se aproxime dos fios da rede elétrica

•   Ao construir ou reformar telhados, pintura de fachadas, trabalhos em andaimes, instalações de painéis e luminosos, manter distância segura da rede

•  Não construir sob as linhas de transmissão

•   Não queimar entulhos e lixos sob as linhas de transmissão, pois podem causar acidentes e interrupções de energia em diversos locais.

•   Ter cuidado ao manusear as telhas galvanizadas, calhas e rufos para não tocar nos fios e cabos energizados.

•    Construir andaimes longe da rede elétrica, bem como, as pinturas de fachadas e as instalações de painéis e luminosos, que devem estar a uma distância segura da rede energizada.

•   Verificar se a antena será instalada longe da fiação, para o equipamento não tocar nos fios elétricos e não provocar um curto-circuito.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

3 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

3 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

4 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

5 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

6 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

13 horas atrás